quarta-feira, 27 de junho de 2007

Dia Eco-escolas na EB1 JI da freguesia do Salão

No passado dia 26 de Junho, ultimo dia de aulas do ano lectivo 2006/2007 das escolas do 1ºciclo a EB1 JI do Salão celebrou o “Dia Eco-escolas”.


As 32 crianças que frequentam esta escola, usaram as suas t-shirts das Eco-escolas e trouxeram neste dia especial os pais à escola para participarem nas actividades do Ambiente (organizadas pela escola, Câmara Municipal da Horta e Ecoteca do Faial).
As crianças aproveitaram o dia de sol para cozinhar as maçãs que trouxeram de casa no Forno Solar que Ecoteca emprestou à escola (Fotografia 1). Enquanto as maçãs coziam visionaram um filme com fotografias das actividades realizadas para proteger o Ambiente (Fotografia 2) e leram as composições que elaboraram sobre as visitas de estudo e actividades desenvolvidas no âmbito do programa Eco-escolas (fotografia 3).

Pais e os alunos fizeram o jogo de separação de resíduos (fotografias 4 e 5) e plantaram um Folhado (planta endémica dos Açores), que simbolizou a árvore salva com os 185 Kg de papel e cartão que a escola do Salão encaminhou para reciclagem ao longo do passado ano lectivo (fotografias 6,7,8 e 9), dialogou-se sobre a importância das árvores e do nosso dever de protecção, principalmente no que diz respeito às plantas raras, prometeram cuidar e regar da nova árvore da escola.

Por fim, e finalmente poderam satisfazer a curiosidade de como seria comer uma maçã cozinhada pela nossa grande estrela- o sol, todos provaram e gostaram das maçãs, chamou-se à atenção para as vantagens do aproveitamento de energias renováveis, e para facilidade de construirem em casa um forno deste tipo com uma caixa de cartão e papel de alumínio (fotografias 10 e 11)!



Fotografia 1. Aspecto das maçãs às 10 horas da manhã.


Fotografia 2. Apresentação com as fotografias das actividades do programa Eco-escolas.






Fotofrafia 3. Leitura das composições sobre as visitas de Estudo

Fotografia 4. Jogo de Separação de resíduos (Jardim de Infância)

Fotografia 5.Jogo de Separação de resíduos 1º Ciclo






Fotografias 6,7,8 e 9. Plantação do Folhado




Fotografias 10 e 11. Forno Solar às 12 horas.









terça-feira, 26 de junho de 2007

Workshop de Flora Mariense




segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aves dos Açores- Conservatório da Horta visita a Ecoteca do Faial










No dia 8 de Junho de 2007, 20 crianças que frequentam o Conservatório da Horta deslocaram-se à Ecoteca do Faial para realizaram um actividade englobada no tema escolar “As aves dos Açores”, neste dia a ave trabalhada foi o Cagarro, foi realizada uma apresentação sobre as características morfológicas desta ave e seu modo de vida, principalmente a durante a época de nidificação, altura em que visitam o nosso Arquipélago dos Açores. Mais tarde fizeram em pasta de papel Cagarros para construírem no conservatório um Mobile para a sala de aula.

A 2ºvisita à Ecoteca do Faial foi realizada no dia 20 de Junho em que assistiram a uma apresentação feita pelo Vigilante da Natureza dos Serviços de Ambiente do Faial e membro da SPEA Hélder Fraga sobre as “As Aves do Açores” e foi-lhes fornecido o “Guia de Aves dos Açores” para procederam à identificação das aves marinhas no espaço do Castelo de São Sebastião (Ecoteca do Faial).

Eco-Escola do Salão








No passado dia 15 de Junho a EBI do Salão, no âmbito do programa Eco-Escolas, deslocou-se à Ecoteca do Faial para assistir a uma sessão educativa sobre as Alterações Climáticas (tema do ano das Eco-escolas) na qual foram abordados vários temas, tais como: as causas/consequências do aquecimento Global da Terra assim, como os conceitos do Efeito de Estufa e o Buraco da Camada de Ozono. A apresentação foi completada com uma série de filmes educativos e vários conselhos/ideias que cada um nós deve ter em conta para combater os efeitos do Aquecimento Global do planeta Terra.
De seguida exploraram o Castelo de São Sebastião, Monte da Guia, Praia de Porto Pim e a Fábrica da Baleia através de um Peddy Paper sobre Fauna, Flora e Geologia do Monte da Guia, ao longo desta actividade observaram a formação geológica da Praia e do Castelo, viram aves marinhas e falaram sobre as suas características, recolheram lixo espalhado pela praia e observaram a flora daquela zona (as dunas cinzentas) e responderam a vários questionários.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Entrega de Diplomas Eco-Duatlo

No dia 9 de Junho, o Clube Naval da Horta organizou um jantar para os participantes que integraram diversas modalidades que aconteceram nestes dias de comemorações do Dia Mundial do Ambiente e Dia dos Oceanos.

O Dia Mundial dos Oceanos foi comemorado com as seguintes actividades:

*Dia 8 de Junho
14:00 – Passeio de barco em volta do SIC do Monte da Guia, precedido de palestra. (organização do Clube Naval e DOP).
19:00 – Mergulho nocturno com escafandro autónomo com caça ao tesouro. Antecedeu o mergulho uma palestra sobre a biodiversidade do SIC do Monte da Guia. (organização do Clube Naval e DOP).
10:00/14:00 - «Metalinguagens Aquosas - Oficinas de Arte», no Centro do Mar. (Org. CMH e Ecoteca do Faial)
21:30 – Integrado nos “Encontros de Porto Pim”. O Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos, assiste ao Fórum Multi-Artes «O Mar nas Representações Artísticas» (Organização da Ecoteca do Faial e CMH).

*Dia 9 de Junho
10:00 – Partida para a Regata Ilha Azul, com atribuição de prémio Verde, patrocinado pela SRAM (Organização do Clube Naval da Horta).
20:00 – Jantar com os participantes das actividades, que inclui uma apresentação sobre as implicações dos resíduos no mar e a gestão de resíduos nos Açores e projecção das melhores fotos das actividades (Palestra organizada pela Direcção Regional do Ambiente e organização do jantar do Clube Naval da Horta).

Organização: Clube Naval da Horta, Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Encontros de Porto Pim e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

A Ecoteca esteve presente no jantar com os participantes e artistas do Fórum Multi-Artes e com os atletas do Eco-Duatlo que receberam os seus Diplomas de participação.

Eco-Duatlo do Ambiente 2007

O Eco-Duatlo estava agendado para o dia 2 de Junho, mas o mau tempo que se fez sentir neste sábado, levou-nos a alterá-lo para o dia 9. De qualquer forma, esta comemoração alusiva ao Dia Mundial do Ambiente acabou por correr muito bem! Vejamos.
A prova aconteceu no trajecto Porto Comprido/Varadouro, sito no interior de duas áreas da Rede Natura 2000 - Zona de Protecção Especial da Caldeira-Capelinhos e Sítio de Interesse Comunitário da Ponta do Varadouro.
Consistiu em duas modalidades: o Atletismo e o Ciclismo, e quem quis participar nesta actividade Pró-Ambiente teve várias escolhas. Houve quem fizesse equipa, houve quem quisesse fazer as duas provas individualmente e houve quem quisesse fazer uma prova livre, ou seja, apenas a prova de atletismo ou apenas ciclismo.
Contámos com representações da PSP, do programa Veredas, de vários atletas locais e de muitos voluntários que acabaram por ajudar na organização.
Os atletas receberam uma t-shirt, o dorsal com o número identificativo e um diploma que foi entregue no jantar no Clube Naval da Horta.
Esta actividade foi organizada pela Ecoteca do Faial e contou com a colaboração da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Jardim Botânico do Faial e Junta de Freguesia do Capelo e com o apoio dos Serviços de Ambiente do Faial (SAF). A prova foi assistida e assegurada por agentes da PSP e Cruz Vermelha, núcleo do Faial.

A partida dos atletas do Atletismo (Porto Comprido) Partida dos atletas do Ciclismo (Varadouro)
Confraternização depois da prova. Almoço no Parque do Capelo
(gentilmente cedido pela Junta de Freguesia do Capelo)


Os participantes do Eco-Duatlo

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Comemorações do Dia Mundial dos Oceanos

Fórum Multi-Artes
(no Centro do Mar, Dia 8 de Junho).

«O Mar nas representações Artísticas»
*Concerto
*Poesia
*Pintura
Aproveitando o post do GEOCRUSOE que assistiu e gostou, escusamo-nos a falsas modéstias. Valeu a pena, mais uma vez, assistir a toda esta actividade criativa.

Metalinguagens Aquosas - Oficinas de Arte

Pela tarde do mesmo dia, 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, repetimos a actividade abaixo descrita com os jovens do Programa Veredas. Mais uma vez, tivemos uma excelente participação destes jovens. Todos gostaram de voltar a estar com a Margarida Madruga, com a qual já têm vindo a desenvolver a arte das cores e de ver a exposição Água com Humor pelos olhos do Eduardo Guimarães.

Metalinguagens Aquosas - Oficinas de Arte




















No dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, a Escola Básica Integrada da Praia do Almoxarife veio ao Centro do Mar participar nas Oficinas de Arte que acompanham a exposição Água com Humor.

Oficina de expressão Corporal (dinamizada por Eduardo Guimarães)
A partir da composição de Nuno Rebelo "Pangaea" (música da Expo) criou-se um momento de análise e exploração da composição musical onde os meninos acabaram por improvisar instrumentos e tocaram-nos ao som da música.

Oficina de Pintura (dinamizada por Margarida Madruga)
Em sequência do primeiro momento musical, há uma criação colectiva de pintura com as crianças.

Cartoonismo: Arte e Consciência Ambiental

Cartoonismo: Arte e Consciência Ambiental, foi o nome que o professor Eduardo Guimarães da Ecoteca de S. Jorge deu à exploração estética da exposição de cartoon «Água com Humor» do Museu da Imprensa.

Eduardo Guimarães falou-nos sobre este modelo de crítica e alerta social enquanto arte comprometida com a actualidade. Uma exposição a não perder, patente no Centro do Mar até ao dia 21 de Junho. Depois, a exposição estará na Casa do Povo dos Cedros até ao fim do mês de Junho. Apareça!