quarta-feira, 27 de junho de 2007

Dia Eco-escolas na EB1 JI da freguesia do Salão

No passado dia 26 de Junho, ultimo dia de aulas do ano lectivo 2006/2007 das escolas do 1ºciclo a EB1 JI do Salão celebrou o “Dia Eco-escolas”.


As 32 crianças que frequentam esta escola, usaram as suas t-shirts das Eco-escolas e trouxeram neste dia especial os pais à escola para participarem nas actividades do Ambiente (organizadas pela escola, Câmara Municipal da Horta e Ecoteca do Faial).
As crianças aproveitaram o dia de sol para cozinhar as maçãs que trouxeram de casa no Forno Solar que Ecoteca emprestou à escola (Fotografia 1). Enquanto as maçãs coziam visionaram um filme com fotografias das actividades realizadas para proteger o Ambiente (Fotografia 2) e leram as composições que elaboraram sobre as visitas de estudo e actividades desenvolvidas no âmbito do programa Eco-escolas (fotografia 3).

Pais e os alunos fizeram o jogo de separação de resíduos (fotografias 4 e 5) e plantaram um Folhado (planta endémica dos Açores), que simbolizou a árvore salva com os 185 Kg de papel e cartão que a escola do Salão encaminhou para reciclagem ao longo do passado ano lectivo (fotografias 6,7,8 e 9), dialogou-se sobre a importância das árvores e do nosso dever de protecção, principalmente no que diz respeito às plantas raras, prometeram cuidar e regar da nova árvore da escola.

Por fim, e finalmente poderam satisfazer a curiosidade de como seria comer uma maçã cozinhada pela nossa grande estrela- o sol, todos provaram e gostaram das maçãs, chamou-se à atenção para as vantagens do aproveitamento de energias renováveis, e para facilidade de construirem em casa um forno deste tipo com uma caixa de cartão e papel de alumínio (fotografias 10 e 11)!



Fotografia 1. Aspecto das maçãs às 10 horas da manhã.


Fotografia 2. Apresentação com as fotografias das actividades do programa Eco-escolas.






Fotofrafia 3. Leitura das composições sobre as visitas de Estudo

Fotografia 4. Jogo de Separação de resíduos (Jardim de Infância)

Fotografia 5.Jogo de Separação de resíduos 1º Ciclo






Fotografias 6,7,8 e 9. Plantação do Folhado




Fotografias 10 e 11. Forno Solar às 12 horas.









Sem comentários: