segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Teatro: Cagarros e Aterações Climáticas

No dia 12 de Novembro e para finalizar as actividades de sensibilização ambiental promovidas pela Ecoteca do Faial no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2007, a Ecoteca convidou o Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia da Horta e a EBI de Castelo Branco a apresentar as peças de teatro que ambas as instituições elaboraram sobre as problemáticas ambientais e abrangidas pelo Programa Eco-Escolas, uma das quais é dedicada ao Cagarro, ave marinha ameaçada. A peça de Castelo Branco foi apresentada no ano passado e o teatro de Fantoches do CAO foi estreado no dia “Eco-Escolas” na Santa Casa de Misericórdia, mas nós, Ecoteca, achámos que ambas as peças tinham muita qualidade e que mereciam ser vistas novamente. Portanto, convidámos as instituições a realizarem uma troca de teatros e as responsáveis pela elaboração dos mesmos, Professora Inês Vargas e a Doutora Flora do Carmo, aceitaram de bom grado. Estas duas peças merecem toda a nossa atenção porque para além de resultarem do trabalho das crianças, abordam os temas ambientais de forma didáctica e divertida. Este tipo de actividade é uma forma muito válida das crianças/jovens abordarem e discutirem estes temas, porque só ao conhecerem e se interessarem pelo ambiente é que o podem respeitar e divulgar entre os pais e na sua própria comunidade.
Um pouco mais tarde assistiram à libertação de um Cagarro juvenil que foi retirado das estradas. A ave libertada foi pesada e anilhada pelo DOP (para estudos científicos e estatísticos) e seguirá viagem através do Oceano Atlântico, para Sul, e para junto de outras colónias de aves da mesma espécie.
Espera-se que regresse ao nosso Arquipélago passados cerca de 7 anos (altura em que atingirá a maturidade sexual) para acasalar e nidificar, uma vez que 75% das aves da subespécie Calonectris Diomedea Borealis escolhe o Arquipélago dos Açores.

É de relembrar que ambas as escolas já foram galardoadas com a bandeira verde da ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa, pelo programa de âmbito internacional Eco-Escolas, programa este que presenteia a preocupação e o bom desempenho ambiental das instituições ou escolas.

Sem comentários: