quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Outubro - Ecoteca de Santa Maria

Campanha SOS Cagarro 2009

No dia 01 de Outubro, para se iniciar a Campanha SOS Cagarro 2009, a Ecoteca de Santa Maria, participou num programa de rádio informativo na estação emissora do Clube Asas do Atlântico, que teve como objectivo informar e sensibilizar a população para o salvamento dos cagarros juvenis e para apelar à participação na Campanha. Para além do conteúdo informativo, foi feito um concurso onde foram distribuídos prémios a quem imitou o cagarro.

Outra forma de sensibilização e informação, foi a distribuição de um panfleto elaborado pela Ecoteca de Santa Maria, para que a população local ficasse mais familiarizada com a espécie e com a sua correcta conduta de salvamento.

Para além disso, foram organizadas várias sessões informativas sobre a espécie, apelando à participação dos mais jovens na Campanha. No final de cada sessão informativa os alunos tiveram a oportunidade de visualizar o episódio “SOS Cagarro” dos “Fala Quem Sabe” e visitar a exposição itinerante dos Amigos dos Açores “Este ano salve um Cagarro!”, patente no CIADP.

Nos dias 29, 31 de Outubro e 02 de Novembro, a Ecoteca de Santa Maria dinamizou junto de 65 crianças do 1º ciclo da EB, a hora do conto “ A História do Zeca Garro” e o jogo “Salvem o Cagarro!”.


No dia 30 de Outubro foi realizada a Brigada Nocturna ao longo da Baía de São Lourenço, que contou com 15 participantes.



Regata Ecológica

No dia 10 de Outubro, em colaboração com o Clube Naval de Santa Maria, foi realizada a Regata Ecológica, na Marina de Vila do Porto.

As equipas foram divididas por escalões e cada uma construiu uma embarcação a partir de materiais de

desperdício. As embarcações a concurso efectuaram um percurso cronometrado dentro da Marina. Após a Regata, deu-se início a um lanche convívio onde se entregaram certificados de participação e troféus para os lugares de cada escalão.

Workshops de Culinária

No mês de Outubro foram ainda realizados 2 workshops de culinária. Um em seguimento do ciclo de workshops de culinária “Venha Conhecer as Cucurbitáceas”, dando-se relevo à abóbora, e outro no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação – “Algas Marinhas: seu uso na culinária, estética e agricultura”.

O último workshop mencionado, iniciou-se através de uma sessão informativa sobre a importância das algas marinhas, abordando as diferentes espécies de algas comestíveis e mencionando as suas propriedades enriquecedoras na culinária, estética e agricultura. Para finalizar, os participantes provaram alguns pratos confeccionados com algas e procedeu-se à elaboração de uma máscara facial caseira à base das mesmas.





Sem comentários: