quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Dia Mundial do Ambiente


Neste ano de 2008, optámos festejar o Dia Mundial do Ambiente com o convite à Dra. Magda Carvalho da Universidade dos Açores, que nos veio falar sobre a relação do Homem com a Natureza. Apesar de se falar mais em Ambiente, é preciso saber de onde remete esta preocupação, quais as suas causas e consequências. O porquê desta preocupação tão em primeira página.
Assim, e porque tentamos sempre contemplar uma boa faixa etária do nosso público, a Dra. Magda começou este dia com uma conferência na Escola Profissional da Horta, intitulada “A Relação entre o Homem e a Natureza: Novos Desafios Contemporâneos”.
De manhã, no auditório da Escola Profissional, com a presença dos alunos do curso Técnico de Ambiente e orientados pelo prof. Gilberto Carreira, visionou-se o filme da “Abelha”, uma animação que serviu o propósito do tema como introdução à conferência. Discutiu-se a relação presente do Homem com a Natureza. O perigo dos excessos e do radicalismo de posições opostas. Entendeu-se que pela tolerância e bom senso, se encontram equilíbrios.
Pelas 21h, no Auditório da BPAR Horta, palestra para público adulto intitulada “A Relação entre o Homem e a Natureza: Desafios de Hoje para uma Relação de Sempre”, contámos com a presença do Dr. Frederico Cardigos, Director Regional do Ambiente, e com um público atento e novamente desperto a questões tão pertinentes como esta.
Obrigado à Dra. Magda Carvalho, à Escola Profissional da Horta e à Biblioteca, na pessoa do seu Director, Dr. Luís S. Bento.

Sem comentários: