quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CINEECO: Festival de Cinema de Ambiente de Seia

No âmbito dos Encontros de Porto Pim, rubrica anual que acontece no mês de Junho na cidade da Horta e que privilegia as áreas do Ambiente e da Cultura, a Ecoteca do Faial em parceria com a Câmara Municipal da Horta, pelouro da cultura, organizam uma série de actividades das quais passamos a apresentar o CINEECO, Festival com que abrimos os Encontros este ano.
Assim, de 28 a 30 de Maio decorreu na Horta o Festival de Cinema de Ambiente com a apresentação e direcção do cineasta Lauro António. Depois da passagem deste Festival pela ilha Terceira, gostámos tanto que o quisemos cá no Faial.
Estivemos as manhãs na Escola Secundária Manuel de Arriaga e as noites no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta. Este festival consistiu na rodagem de vários filmes, curtas-metragens, selecionadas pela organização do festival - a Ecoteca do Faial e o Cineclube da Horta, que foram escolhidas para o público escolar secundário e profissional de manhã, e para o público adulto à noite. Aproveitamos para agradecer toda a disponibilidade da Escola Secundária da Horta em nos receber e à grande adesão da Escola Profissional da Horta a este evento. Nas sessões da noite, apesar da adesão ter sido menor, nem por isso foi menos participativa. O público deu o seu contributo levantando questões pertinentes e suscitando debate.
Achámos que esta iniciativa teve muito sucesso e pretendemos voltar a trazer em 2009 o festival premiado em 2008.

Sem comentários: