segunda-feira, 19 de novembro de 2007

COASTWATCH




O Coastwatch é um programa organizado pelo GEOTA e que pretende fazer a monitorização da orla costeira e, se os coordenadores assim o entenderem, podem também organizar acções de Educação e Sensibilização Ambiental e também limpezas.

Este ano, a Ecoteca do Faial e o OMA aderiu ao programa ficando como coordenadora de 10 dos 13 blocos existentes na Ilha do Faial e convidou várias entidades e escolas da Ilha a participarem. Temos como parceiros o Clube do Mar da EBI 2/3 da Horta, o Clube Naval da Horta, a empresa Faial Terra e Mar, os alunos do DOP de Biologia Marinha do 4º ano e os jovens do Projecto Veredas/Programa Escolhas.

No dia 14 de Novembro, tivémos a nossa primeira saída para o terreno que serviu também o nosso propósito de comemorar o Dia Nacional do Mar. Fomos com os 23 alunos de 10 e 11 anos que pertencem ao Clube do Mar e com o seu professor Carlos Vieira. Coube-lhes o bloco 12 que cobria a Praia dos Ingleses, a Praia e Porto de Pedro Miguel e ainda a Boca da Ribeira na Ribeirinha.
Optámos por separar os meninos em 4 grupos, indo com cada grupo, um adulto.
Primeiro juntámo-nos a preencher o inquérito mandado pelo GEOTA de forma a que as crianças entendessem o que se lhes pedia. Depois fomos fazendo pesquisa, identificando espécies, recolhendo pequenos lixos e fazendo a triagem.
A Ecoteca disponibilizou luvas, sacos de lixo e o transporte para as crianças.
Agradecemos à APADIF, Projecto Veredas, pela cedência de uma carrinha.
Todos gostámos muito da experiência!
Se quiser participar no Coastwatch, contacte-nos.

Sem comentários: