segunda-feira, 14 de maio de 2007

Oficina de Plantas Medicinais com os meninos do Capelo

No passado dia 27 de Abril e a 3 de Maio, a Ecoteca do Faial deslocou-se á Escola Básica Integrada do Capelo e ao Jardim de Infância do Capelo, respectivamente, onde desenvolveu oficinas de Plantas Aromáticas e/ou Medicinais.
Para introduzir falámos de chás e infusões. Os chás que os meninos tomam em casa e para que mal-estar servem. Depois apresentámos e identificámos com a ajuda da plateia, algumas plantas para esse fim. Plantas estas que a maioria desconhecia, já que a maior parte das pessoas quando quer tomar um chá ou uma infusão, recorre normalmente a chás previamente embalados e não da própria planta fresca.
Depois, e também com a curiosidade das Sras. Professoras a crescer, explicámos que muitas destas plantas têm fins não apenas medicinais (infusões, tinturas e preparados - para as dores de cabeça, de barriga, calmantes, etc), como também possuem propriedades aromatizantes na alimentação, como é o caso dos tomilhos, dos oregãos e muitas outras mais.
Por fim, introduzimos outro aspecto muito interessante sobre as plantas medicinais e/ou aromáticas: os benefícios destas plantas na Agricultura Biológica.
O Jardim de Infância não possui um espaço para a Agricultura Biológica por isso ficou apenas com um lindo canteiro de aromáticas, mas a Escola Básica aplicou as suas novas plantinhas junto às Hortícolas.
Veremos num próximo post!


meninos do Jardim de Infância
aspecto da sala em formação

Sem comentários: