segunda-feira, 21 de maio de 2007

Agricultura Biológica na Escola Básica Integrada do Capelo

A 4 de Maio a Ecoteca continuou os trabalhos na Escola do Capelo conforme prometido. Em sequência duma oficina de Plantas Medicinais e Aromáticas com os meninos, onde introduzimos com chás, infusões e dos efeitos medicinais de algumas plantas, nomeadamente da Salva, Erva-Cidreira, Alecrim, Erva-Princípe, Funcho, Macela ou Camomila, Lavanda ou Alfazema, entre outras, iniciámos um processo de ensino sobre a Agricultura Biológica.
Abaixo podemos ver a pequena hortinha que a escola dispõe. Nós, junto com as sras., professoras e os meninos, estivemos a limpar as ervas daninhas, a dispôr o plantio de alfaces, de couves e tomates em canteiros e a colocar as plantinhas protectoras que levámos, gentilmente cedidas pelo Jardim Botânico do Faial.

A saber:
«A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.»
Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999

Qualquer escola que tenha disponível um pouco de terra para cultivar e que queira dar início à Agricultura Biológica, por favor contacte-nos. Há muitas escolas que não dispõem de espaço, para estas, reservámos apenas um canteiro de Plantas Aromáticas e/ou Medicinais.




2 comentários:

Ecoteca de Santa Maria disse...

Resultam tão bem estas actividades, não é?

Ecoteca do Faial disse...

Magnificamente colega.
Um abraço amigo do Faial.