sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Eco-Escolas/Hastear da Bandeira Verde - Colégio de Santo António


No passado dia 7 de Fevereiro, o Colégio de Santo António e o Jardim de Infância de Santo António, içaram a sua Bandeira Verde.
A Bandeira Verde é o prémio recebido pelas Eco-Escolas que comprovam durante o ano, o seu trabalho a favor dum Ambiente Sustentável.
Seguindo uma metodologia constituída por sete passos: 1. conselho eco-escolas; 2. auditoria ambiental; 3. plano de acção; 4. monitorização/avaliação; 5. trabalho curricular; 6. divulgação à comunidade e; 7. eco-código, são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte. O tema principal é, mais uma vez, e pela importância que assume, as Alterações Climáticas.
Seguem-se os relatórios e as Eco-Escolas são avaliadas se cumpriram ou não o estabelecido. Em caso afirmativo (como o é, orgulhamo-nos de o dizer, com todas as nossas Eco-Escolas no Faial), ganham uma Bandeira Verde e procede-se à mencionada cerimónia.

Em 2008 participam no programa Eco-Escolas, as Escolas EB1/JI da Ribeirinha, Casa de Infância de Santo António, Colégio de Santo António, CAO - Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Horta, EB1,2 António José de Ávila, Escola Profissional da Horta e Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Sem comentários: