segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Campanha SOS Cagarro 2007

A Campanha SOS Cagarro 2007 teve a sua abertura na Cidade da Horta no dia 1 de Outubro.
Esta Campanha é coordenada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, com a vertente da Conservação da Natureza a cargo dos Serviços de Ambiente da cada ilha, representados pelos Vigilantes da Natureza e a vertente de Educação Ambiental a cargo do Gabinete de Promoção Ambiental, representado pelas Ecotecas de cada ilha.

No Faial contámos com o apoio do OMA, Observatório do Mar dos Açores e tivémos na palestra a presença do Presidente da Direcção Dr. João Gonçalves, do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Horta, Dr. João Castro e do Sr. Director Regional do Ambiente, Dr. Frederico Cardigos, no Centro do Mar.

A palestra foi proferida pela Dra. Verónica Neves que nos falou da importância da protecção desta ave marinha, o Cagarro e dos malefícios das luzes artificiais no ambiente nocturno. Abrimos a exposição de som e imagem "A Madrugada das Cagarras" de Paulo Henrique Silva apresentada pelo Engº Helder Xavier, colega e Director da Ecoteca da Terceira e contámos com a Dra. Carla Silva, Directora da Ecoteca do Pico e co-autora do livro infantil que nos apresentou "A História do Zeca Garro".

Encontram-se disponíveis para venda no Centro do Mar os CD's que acompanham a exposição e os livros infantis. Os interessados também poderão mandar-nos um email ou telefonar para a Ecoteca 292 392 389 para qualquer informação.
Mais informamos que quem quiser participar nesta campanha, recolhendo Cagarros em zonas mais críticas e em rondas nocturnas, deverá dirigir-se às nossas instalações, no Castelo de S. Sebastião no Pasteleiro a fim de levantar as caixas próprias de recolha desta ave.
Participe neste acto cívico e ajude a preservar o ambiente da nossa ilha!

Sem comentários: