quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Coastwatch

COASTWATCH

SEMINÁRIO – 4 A 6 DE MAIO DE 2007

Participantes na Campanha Coastwatch 2006/07: gratuito (obrigatória a inscrição)
Sócios do GEOTA/Sócios de Associações com Protocolo de Cooperação com o GEOTA/Estudantes: 40 €
Outros: 60 €
_______________________Coordenação Coastwatch Portugal Coordination


Em Portugal o litoral surge, por oposição ao interior, densamente povoado, numa linha contínua, desde a fronteira norte de Portugal até à região algarvia.
É evidente que esta constatação não é recente, e muito menos original, mas, não a podemos deixar de referir quando as expressões de "desenvolvimento" de uma parte do território português, se espacializaram anarquicamente num total desrespeito pela gestão ordenada do território e pelo património natural, de extrema importância e beleza, nomeadamente aquele que se localiza sobranceiro ao mar.
As áreas costeiras que ao longo dos tempos se têm revelado atractivas, variando a sua atractividade em função das épocas, são, contraditoriamente, palco de situações degradantes do ponto de vista ambiental.
Em Portugal o litoral é constituído, do ponto de vista geomorfológico, por costa alta (arribas) e costa baixa e arenosa onde se formam os sistemas dunares. Estas áreas, para além de serem suporte de habitats importantes, exercem um papel não negligenciável na protecção das áreas terrestres contíguas, donde, todo o tipo de acções que interfiram na sua génese e processo evolutivo se constituam como ameaças.
De facto, assistimos, à mercê de actividades humanas, à destruição progressiva dos ecossistemas costeiros e, paradoxalmente, às próprias actividades que o homem implantou, supostamente, para seu próprio benefício.

Sem comentários: