segunda-feira, 4 de maio de 2009

Curso Canyoning Nível I

Depois de estarem equipadas para a prática de canyoning 5 ribeiras da ilha de Santa Maria, a Ecoteca de Santa Maria, a Associação de Desportos de Aventura Desnível e o Clube Desportivo Escolar, levaram a cabo o curso de iniciação ao Canyoning, entre os dias 23 e 26 de Abril.
Todas as vagas foram preenchidas e, se as regras de segurança não o proibissem, mais formandos teria o curso.
No dia 23 desenvolveu-se uma aula prática de rappel, no pavilhão desportivo da Escola 2,3/S Bento Rodrigues, orientada pelo Prof. Nuno Costa, do Clube Desportivo Escolar. Esta aula permitiu que as actividades dos dias seguintes decorressem com maior à vontade.
No dia 24 à noite, Francisco Silva, coordenador da Secção de canyoning da Ass. Desnível, e orientador do curso, partilhou alguma informação necessária para a componente prática.A componente prática começou na quase seca ribeira do Maloás, que corre por uma das mais bonitas geo-paisagens da ilha: a disjunção prismática de Malbusca.
A monitora Maria do Céu Almeida pedindo palminhas ao Henrique...E dando orientações ao Hélder. A turma ouvindo as indicações e observando a monitora.Nelson, num rappel guiado em Malbusca.
Micaela também num rappel guiado, em Malbusca. Rita, a iniciar o rappel na Ribeira do Salto, no dia 25 à tarde. Vêm as "formiguinhas" lá em baixo?...Alex, também na Ribeira do Salto.O Rui, a descer outro braço da Ribeira do Salto.
Preparando a saída para a Ribeira do Amaro, no dia 26.Francisco Silva, o "mestre", iniciando a descida da Ribeira do Amaro e dando as primeiras orientações.A confiança da Raquel no valdostano permite fazer reportagem!Heis o resultado!O prof. de Rappel de quinta, Nuno Costa a iniciar a primeira descida do dia 26.O Frederico a demonstrar confiança na sua auto-segurança!O Helder a iniciar o primeiro rappel da Ribeira do Amaro. À espera de vez para descer...
Micaela auto-segura no ínicio do segundo rappel da Ribeira do Amaro.
Henrique, com a lagoazinha da Ribeira do Amaro ao fundo.


Hugo à espera dos apitos para se poder preparar.


Micaela no rappel guiado na Ribeira do Amaro.Já cá em baixo, a segurar a corda do rappel guiado, Hugo, Alex e Frederico.
Depois de descida a ribeira, resta usufruir das paisagens.E subir até às viaturas... lá em cima!
A paisagem compensou a subida.Chegando ao final do percurso.
O grupo estafado, mas triunfante!
O brieffing final e avaliação decorreu em local priveligiado.

Este desporto é muito seguro, quando se cumprem com todas as regras de segurança e permite visitar locais de beleza única e muito bem preservados, devido ao seu difícil acesso. Daí que as reações dos formandos tenham sido muito positivas e que muitos deles tenham demonstrado interesse em praticar para poderem avançar com sucesso para um curso nível II.

O nosso agradecimento ao Clube Naval de Santa Maria, ao restaurante Atlântida e ao Hotel Praia de Lobos pelo apoio e à empresa Santaventura pelo empréstimo de materiais.

Mais uma vez, a Ecoteca de Santa Maria agradece à Associação Desnível, e em particular ao Francisco e à Maria do Céu pelo empenho e dedicação prestados à nossa ilha e ao nosso grupo de formandos. Bem hajam!

2 comentários:

Hugo Carvalho disse...

Foi lindo!

Agora só falta água nas ribeiras!

Obrigado à Ecoteca por nos proporcionar estas actividades.

João disse...

A Ecoteca está mais uma vez de Parabéns!
Aqui está uma alternativa muito válida aos passeios pedestres organizados pela Ecoteca e nos quais tive o privilégio de participar, no Verão de 2007, permitindo-me aprofundar o conhecimento da fauna e flora endémicas e das paisagens maravilhosas que era um regalo contemplar e que hoje recordo com muita saudade...

João Bexiga