terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Update - Ecoteca de Santa Maria

Apesar do silêncio, a Ecoteca de Santa Maria não esteve parada!

Em Novembro, a Ecoteca direccionou as suas actividades para duas comemorações de dias temáticos: O Dia nacional do Mar, a 16 de Novembro e o Dia da Floresta Autóctone, comemorado a 23 de Novembro.
O Dia do Mar foi comemorado com um atelier, em duas sessões, de elaboração de animais marinhos em pasta de papel. Este atelier permitiu falar sobre as espécies marinhas protegidas dos Açores e abordar a necessidade de reutilização de materiais.
O Dia da Floresta Autóctone foi comemorado com todos os alunos da EB1/JI de São Pedro, através de sementeiras na estufa da Ecoteca. A importância da árvore para o equilibrio dos ecossistemas e para a nossa sobrevivência foi o tema mais debatido.Em Dezembro, a Ecoteca recebeu a exposição Eco-Códigos, criados pelas escolas concorrentes ao programa Eco-Escolas, da Associação bandeira Azul da Europa. Os trabalhos estiveram expostos nos claustros da Câmara Municipal de Vila do Porto, de 04 a 18 de Dezembro, tendo sido visitados pelos munícipes que procuravam os serviços da CMVP, 4 turmas do 6.º ano de escolaridade e outros interessados.
Claro que em Dezembro não poderiam faltar actividades sobre o Natal! A Ecoteca promoveu junto das escolas locais o concurso "Árvore de Natal Ecológica". Participaram 4 escolas, totalizando 7 árvores feitas a partir de material de desperdício. A árvore vencedora foi criada pelos alunos do ensino pré-escolar da EB1/JI D. António de Sousa Braga, em Santo Espírito. Todas as escolas participantes receberam como prémio material escolar diverso e diploma de participação. Finalizaram-se as actividades de Natal com um atelier para execução de prendas ecológicas. Um dos participantes propôs um postal a partir dos restinhos das cartolinas, e todos os outros acharam que era boa ideia. Passou a ser então, um atelier para aproveitamento de restinhos de materiais! Brevemente, faremos o update das actividades de 2009...

Sem comentários: