segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Oficinas de Ambiente e de Mar - Brainstorming Creations




Durante a Semana do Mar, a festa principal da nossa Ilha do Faial, a Ecoteca tem por rotina dinamizar as Oficinas de Ambiente e de Mar, que consistem em várias actividades lúdico-pedagógicas enquadradas na vertente ambiental e destinadas a crianças dos 7 aos 10 anos de idade.
Este ano e porque surgiu a oportunidade de termos cá nas redondezas a empresa Brainstorming Creations, sediada em Macau, achámos que seria ainda mais enriquecedor partilhar experiências com estas duas simpáticas monitoras, a Patrícia e a Xana.
Assim, nas tardes dos dias 4 a 8 de Agosto, tivemos na Ecoteca a “Despensa de Histórias”. Com as inscrições completas, podemos dizer que as crianças gostaram muito desta aproximação à natureza através da arte de brincar.
Ser criança é ter o direito de poder brincar e de explorar, de (re)encontrar novas formas de criatividade, tirando dúvidas e levantando novas questões, enfim – é também aprender! E aprendemos nós com elas. Aprendemos sobretudo a respeitar o ritmo de cada criança, porque é preciso nunca esquecê-lo.
A Xana e a Patrícia dividiram os dias por temas e com eles histórias e jogos diferentes.
Dia 1 – Ao sabor do vento
O Vento do Norte lançou o caos no Universo. Um navegador pede ajuda à Lua e à Estrela Polar para restaurar a ordem e voltar novamente a navegar em paz. Jogos de equipa para brincar ao sabor do vento.
Dia 2 – Nas ondas do mar
Um peixinho que vive protegido pelos braços das anémonas leva-nos corajosamente numa viagem ao fundo mar. Um dia de actividades dedicadas à fluidez da água.
Dia 3 – Mãos na terra
Uma história acompanhada à lupa que nos leva à descoberta do micromundo que se enconde na superfície da terra. Actividades de modelagem que trazem vida a novas espécies e cenarios, frutos da nossa imaginação.
Dia 4 – À volta da fogueira
Seremos guiados por histórias com seres e elementos da Natureza onde fazemos de conta. Um dia em que actividades de artes manuais criam um espaço acolhedor para partilhar histórias à volta de uma fogueira, também ela de faz de conta.
Dia 5 – Dar as mãos
Uma aldeia algarvia dá as mãos à Horta. Um dia em que privilegiamos a partilha de histórias entre o grupo e outros membros da comunidade que queiram também eles guardar algo no interior da Despensa das Histórias.

Sem comentários: