quarta-feira, 26 de março de 2008

CHAVE VERDE

Chave Verde - Novo programa de educação ambiental para um turismo sustentável

A Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para Educação Ambiental lançou em Portugal um novo programa de educação ambiental para o reconhecimento de boas práticas ambientais na gestão e utilização de empreendimentos turisticos tendo como objectivo o caminho para um verdadeiro turismo sustentável.
O programa "Chave Verde" é um programa de educação ambiental, de âmbito internacional, que acolhe na sua rede as estruturas turisticas que visem uma gestão e utilização mais sustentáveis em cada estabelecimento, procurando incentivar a mudança de comportamentos ao nível da gestão e da utilização dos recursos turísticos de cada região, como meio do seu desenvolvimento.
O Turismo é já a maior indústria a nível mundial. Em 2005 cerca de 810 milhões de pessoas visitaram países estrangeiros, estimando a WTO que esse número duplique antes de 2020. Em Portugal este crescimento é igualmente visível estando previsto que daqui a cerca de 10 anos Portugal seja o 10º destino turístico a nível mundial.
Este crescimento acentuado que representa cada vez mais investimentos, maior circulação de pessoas, maior impacto a nível local em termos económicos, sociais e ambientais exigindo por isso mesmo uma nova atitude e abordagem quer do lado da gestão quer da utilização.
Neste contexto, é cada vez mais importante ajudar os diversos intervenientes da actividade turística a adoptar as medidas apropriadas a uma redução do impacto desta actividade no ambiente acompanhada por uma contribuição efectiva para um desenvolvimento sustentável da zona ou comunidade envolvente.
A Indústria do Turismo e o seu crescimento justificam e impõem um desenvolvimento sustentado a fim de responder aos desafios colocados pelo Ambiente.
É a partir destes pressupostos que surge a campanha "Chave Verde".
Este projecto nasceu na Dinamarca em 1984 tendo inicialmente sido dedicado apenas a Hotéis, numa altura em que as preocupações eram distintas das actuais, estando hoje implementado em 11 países (Dinamarca, França, Letónia; Holanda, Estónia, Lituânia, Suécia, Gronelândia, Chipre, Itália e Marrocos) fruto de uma evolução do próprio programa e dos esforços efectuados no sentido de uma orientação sustentada do Turismo.

Os objectivos desta Campanha de Educação Ambiental são:
- Contribuir através de um melhor desempenho ambiental do sector do turismo para a promoção de Agendas 21 Locais;
- Sensibilizar para a alteração de práticas e comportamentos entre os responsáveis, participantes e decisores do sector turístico (empresas, autoridades, clientes e comunidades locais) através da Educação Ambiental;
- Envolver estes "actores" na responsabilização face ao Turismo Sustentável, através da Educação Ambiental;
- Reconhecer as iniciativas de gestão ambiental de sucesso como mais valias no caminho para um Turismo Sustentável.

Assente numa metodologia de melhoria contínua, os critérios de atribuição do Galardão, estão divididos por 12 áreas temáticas:
- Gestão Ambiental;
- Envolvimento dos colaboradores;
- Informação aos Clientes;
- Água;
- Higiene e Limpezas;
- Resíduos;
- Energia;
- Alimentação e Bebidas;
- Ambiente Interior;
- Ambiente exterior, parques e áreas ajardinadas;
- Actividades ao "ar livre";
- Gestão de Topo.

O programa Chave Verde, procura contribuir para que cada destino turístico se torne uma experiência pessoal de participação activa no sentido da sustentabilidade. Parte da educação ambiental como ponto de mudança da atitude individual enquadrando-a num processo colectivo de participação e actuação tanto na gestão como na utilização dos meios e locais, visando integrá-la no desenvolvimento e preservação da zona e comunidade nas quais cada unidade turística se insere.
Este programa constituirá assim uma "chave" para abrir portas a um ambiente mais sustentável capaz de convidar, atrair e receber mais e melhores visitantes contribuindo para que cada destino turístico seja uma experiência em vez de um local e cada viajante um conviva em vez de um turista.
Portugal com todos os atributos e potencial turístico que se lhe reconhece não deverá ficar alheado da necessidade de também nesta área ter uma participação activa nos objectivos da Década das Nações Unidas da Educação para o desenvolvimento Sustentável, sendo mais esta iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, um convite endereçado da Sociedade Civil dirigido a todos os agentes, operadores e promotores da actividade turística, assim como ao próprio Estado e às Autarquias, para que aderindo e envolvendo-se com o programa Chave Verde dêem o primeiro passo para colocar Portugal num dos primeiros destinos turísticos sustentáveis do mundo.

Para mais informações
www.abae.pt

Sem comentários: