quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O Dia Mundial das Zonas Húmidas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Ecoteca de Santa Maria propôs-se a compilar uma colecção de fotografias de amadores, tiradas nos Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat, candidatos à classificação a Sítio RAMSAR ou Zona Húmida de Importância Internacional.
Após uma campanha para angariação de fotos, a Ecoteca reuniu 12 fotografias e mantêm-as expostas nas suas instalações desde o dia 02 de Fevereiro.

A afluência tem sido boa, e a exposição foi já visitada por 6 turmas do 2.º ciclo, através da disciplina de Ciências Naturais e por um grupo de utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena, que se propuseram a contar as viagens que lá fizeram e as pescarias que lá se faziam (antes de obter estatuto de protecção!). Estão agendadas ainda algumas visitas de turmas à exposição.

Os alunos que a visitam tomam conhecimento sobre o que é uma Zona Húmida, o que é a Convenção RAMSAR e porque é que os Ilhéus das Formigas e o Recife Dollabarat são candidatos a essa classificação. Visualizam ainda um video de imagens subaquáticas captadas nos ilhéus, gentilmente cedidas pelo OMA (Observatório do Mar dos Açores).
Ainda integrada na comemoração das Zonas Húmidas, a Ecoteca irá desenvolver uma saída de campo para observação de avifauna residente e migratória, uma vez que as zonas húmidas são de vital importância para estas espécies. A saída será coordenada por 2 técnicos da SPEA.

1 comentário:

Tito disse...

Sebem dizer quem é o autor das fotografias?
obrigada