segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Curso de Horticultura Biológica

Segundo o Codex Alimentarius Comission: «(...) a Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.»

Aconteceu na Ecoteca do Faial nos dias 5, 6 e 7 de Outubro um curso de Horticultura Biológica dirigido a agricultores sem formação e/ou experiência em Agricultura Biológica. Formação organizada pela Ecoteca do Faial e apoiada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e pelo OMA - Observatório do Mar dos Açores.

Participaram 18 formandos, excedendo o número limite de participação estipulada, mas não as nossas expectativas em relação ao preenchimento das vagas.

A Horticultura Biológica entre nós começa a dar os seus primeiros passos e a adesão à formação foi disso prova. Trouxemos o Engº Nelson Silva, representante da AGROBIO, Associação Portuguesa da Agricultura Biológica para nos dar formação sobre esta forma de cultura. Entre os formandos contámos com representantes dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, com representantes da CMH, com representantes da ADELIAÇOR, com professores de Eco-Escolas, com as colegas da Ecoteca das Flores, com curiosos que se iniciam e também com pequenos horticultores. Biodiversidade também no público.

Algumas escolas básicas que pertencem ao programa Eco-Escolas, e que trabalhamos no nosso plano de actividades, possuem pequenos espaços que dão para estas práticas. A Ecoteca do Faial iniciou algumas Hortas Biológicas o ano passado e pretende-se dar continuidade às mesmas este ano. Caso algum professor tenha interesse sobre este assunto (mesmo não sendo Eco-Escola), faça o favor de nos contactar. Respondemos sempre que nos seja possível às solicitações.

Há já muitos faialenses despertos para a questão da protecção dos solos, conservação e protecção ambiental e, também em complemento, com cuidados a ter para uma boa alimentação. Se é o seu caso, contacte-nos também pois temos informações para si.


Pode ler mais sobre a formação em:
http://noticiasdofaial.blogspot.com/2007/10/curso-de-horticultura-biolgica.html
http://agrobio.pt/

Sem comentários: