sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Mostra de Produtos Hortícolas Tradicionais





A Mostra de Produtos Hortícolas Tradicionais decorreu no Castelo de S. Sebastião, sede da Ecoteca do Faial, no dia 4 de Agosto de 2007.
Pretendeu-se sensibilizar a população para o consumo da produção hortícola local, para o cuidado a ter com os solos, para a práctica da pequena agricultura e para a importância dos vegetais e legumes na alimentação humana.
Iniciámos com a apresentação da dietista do Hospital da Horta que nos falou sobre os bons hábitos da alimentação, e contámos neste evento com a presença de curiosos, de horticultores de maior produção e volume de vendas na ilha do Faial, de horticultores de produção biológica e tradicional para consumo próprio e com um horticultor que pratica hidroponia.
A palavra hidroponia não é mais do que um sistema de cultivo que se baseia somente na utilização de água e nutrientes minerais, sem agrotóxicos. A grande novidade deste sistema reside no facto de não haver necessidade do uso de solos.
E foi precisamente este horticultor de hidroponia, João Pedro Sequeira, quem ganhou o primeiro prémio da Mostra de Produtos Hortícolas da Ecoteca do Faial pela inovação e qualidade dos seus produtos após uma longa sessão de avaliação dos produtos pela parte dos juris. O segundo prémio foi atribuído a Nuno e Rui Caldeira, horticultores locais e o terceiro prémio a Sónia Borges, horticultora para consumo próprio.

Foram júris do concurso o Sr. Director Regional do Ambiente Frederico Cardigos, o Sr. Agostinho, Presidente da CALF - Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, o Sr. António Presidente da AAIF - Associação de Agricultores da Ilha do Faial e o Engº Luís Rego dos Serviços de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Faial.

Os prémios foram gentilmente cedidos pela empresa Teófilo S.A. (ferramentas de agricultura) e CALF (sementes) junto com livros de Ambiente cedidos pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e livros de Agricultura Biológica oferecidos pela Ecoteca do Faial e OMA - Observatório do Mar dos Açores.

A todos o nosso obrigado.

Sem comentários: