segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Oficinas do Ambiente e Mar

As oficinas do “Ambiente e do Mar” encontraram-se inseridas na programação das festas da “Semana do Mar 2007” .
As actividades realizadas no 1º dia, 6 de Agosto consistiram na reciclagem e moldagem da pasta de papel para construção de diversos animais inspirados na vida marinha. Com as folhas de papel reciclado elaboradas pelas crianças foi construído um bloco de notas. Durante esta actividade dialogou-se sobre a História do Papel, o seu Ciclo de vida e a importância da sua reciclagem.

No 2º dia abordou-se a problemática dos resíduos e explicou-se a importância do da sua reutilização/ reaproveitamento no nosso dia-a-dia, tendo-se construído animais marinhos com resíduos. Salientou-se as características da fauna marinha com estatuto especial de protecção, nomeadamente, as aves marinhas como o Cagarro e Garajaus, os cetáceos, as tartarugas e claro, os peixes.

O 3º dia a Ecoteca recebeu a visita especial dos meninos do CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) do Faial e da Madalena do Pico, os quais assistiram a um teatro de fantoches sobre “Alterações Climáticas”, realizado pelo CAO do Faial, e realizaram um jogo de Ambiente intitulado “A Caça aos resíduos”, tiveram que descobrir as fichas com desenhos de resíduos escondidas no Castelo de São Sebastião (Ecoteca) e colocá-las no seu sitio correcto (Ecoponto, Pilhão, Compostor ou Contentor do Lixo). Porvolta das 16 horas lanchou-se. Este dia das oficinas do Ambiente e do Mar dia 8 de Agosto, funcionou apenas com estes adultos com necessidades especiais, uma vez, que se tratavam de um número elevado de participantes, os quais exigiam uma atenção diferente.

Os últimos dois dias das oficinas foram destinados à continuação da reutilização de resíduos (motivos marinhos) e a jogos do Ambiente ao ar livre com os mais novos, que consistiram em variados jogos com questões sobre a dura duração do lixo no mar e, das consequências do seu abandono, não só para o ambiente mas também, para o homem e para os animais que o habitam.

Ao longo das oficinas o Forno solar da Ecoteca esteve a trabalhar, aproveitando-se para explicar um pouco sobre as utilidades da luz solar e importância de se aproveitar as energias renováveis.






Sem comentários: