Encerramento das Comemorações do Dia do Ambiente
O clima açoriano não ajudou, pois houve mesmo necessidade de adiar o tão ansiado passeio aos Ilhéus das Formigas e ao Recife Dollabarat. Contavam-se mais de 70 inscrições para este passeio, e a Revista Mundo Submerso pretendia fazer uma reportagem sobre o assunto e sortear pelos participantes assinaturas da revista. Por tudo isto, a Ecoteca e o Serviço de Ambiente de Santa Maria pretendem vir a dinamizar esta actividade, assim que se reúnam as condições necessárias para o efeito.
No passado dia 17, a Ecoteca e o Serviço de Ambiente, com a colaboração da Escola Básica Integrada de Santa Maria levaram para a Baía de São Lourenço fornos solares. Um oferecido pela ARENA à Ecoteca, e todos outros construídos artesanalmente por alunos e professores da referida escola. Apesar de alguma chuva a atrasar o aquecimento dos fornos, foi possível assar maçãs e distribuir pelos transeuntes. Os banhistas tiveram oportunidade de tomar um duche na zona balnear com água aquecida por energia solar, através de um sistema de painéis, também construídos pela EBISMA.
Com o apoio da Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia, procedeu-se a uma campanha de troca de lâmpadas: “Traga uma lâmpada incandescente, leve uma eficiente!”.
Houve ainda oportunidade para medir a pegada ecológica de banhistas e transeuntes.
Pretendia-se disponibilizar aos visitantes os desportos náuticos a cargo do Círculo de Amigos de São Lourenço e do Clube Naval de Santa Maria. Contudo, mais uma vez, o estado alteroso do mar não o permitiu.
No dia 18 pelas 18:30h a Ecoteca e o Serviço de Ambiente ofereceram aos parceiros e participantes das actividades desenvolvidas um Pôr-do-sol, onde se ofereceram gratificações aos parceiros e colaboradores e os troféus aos vencedores do Concurso Tree Parade. Estiveram aqui expostos os fornos solares, as árvores do Tree Parade e a Exposição de fotografia “Um olhar Ambiental sobre Santa Maria”.
Sem comentários:
Enviar um comentário