quinta-feira, 8 de março de 2007

Monte Queimado - VEREDAS

Hoje fomos com os jovens do Projecto Veredas ao Monte Queimado, paisagem protegida na Ilha do Faial. Para quem não o conhece, o Monte Queimado fica atrás da baía de Porto Pim. Levámos o nosso Guia de Endémicas para nos apoiar.

Lá podemos encontrar algumas plantas endémicas como a Urze, a Faia e o Pau Branco. Com alguma atenção também se encontram plantas medicinais como a Erva de S. Roberto e a Língua de Vaca. De aromáticas vimos apenas a Hortelã.



Observação de espécies;

Horta vista do cimo do Monte Queimado;


O Castelo de S. Sebastião visto de cima do Monte Queimado;

Um pouco sobre o Programa Escolhas - Projecto «Veredas» na Horta:

"O Projecto Veredas visa a promoção do sucesso escolar e prevenção do abandono, o combate à info-exclusão de jovens desfavorecidos e a ocupação de tempos livres tendo em vista o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, além do incentivo à participação das famílias/escola em todo esse processo.
Deverá potenciar a evolução pessoal dos jovens, como meio para a sua inclusão social e laboral através da dinamização de ateliers no âmbito de um programa de animação e orientação sócio-educativa e encaminhar os jovens sem escolaridade mínima obrigatória para outros programas que permitam a certificação profissional.
Este projecto conta com um Centro para o desenvolvimento da inclusão juvenil, de modo a promover a acessibilidade às novas tecnologias da informação e comunicação e a formação on-line.
O Veredas contribuirá para o aparecimento de novas respostas e estratégias que visam colmatar as necessidades dos jovens com grande dificuldade de inserção escolar e social."

Nós, Ecoteca do Faial (representando a Secretaria Regional do Ambiente neste consórcio), às quintas-feiras (e quando se revela oportuno) promovemos com estes jovens o «Eco-Dia». Quer isto dizer que todas as quintas-feiras desenvolvemos actividades continuadas, dentro ou fora da Ecoteca, de forma a que os jovens possam desenvolver os seus conhecimentos de flora e fauna e aprendam sobretudo, através do conhecimento que vão adquirindo, a respeitar todos os seres vivos e o Ambiente em geral. Desta forma, pretende-se que adquiram competências em matéria de civismo ambiental e possam contribuir esclarecidos para uma cidadania activa.

Sem comentários: