sexta-feira, 16 de março de 2007

Dia Internacional da Energia em Santa Maria














O Jardim-de-infância da Mãe de Deus, uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, pediu a colaboração da Ecoteca de Santa Maria para dinamizar actividades sobre a energia. Pretendia-se que as 18 crianças que frequentam o Jardim-de-Infância compreendessem o que é a electricidade e de onde vem.
Começaram por visitar a Central Termoeléctrica do Aeroporto, gerida pela EDA, no dia 8 de Março. Nesta visita, apreenderam que a produção de electricidade é poluente, e que por isso, a devemos poupar. Conversaram sobre modos de poupar energia, como por exemplo: desligar a luz de uma sala desocupada, não deixar a televisão em stand by e ler ou pintar junto de uma janela com luz natural em vez de ler sob uma luz artificial.
No dia 16 de Março as mesmas crianças visitaram o Parque Eólico do Figueiral, também gerido pela EDA. Aqui conheceram outro modo de produção de electricidade. Averiguaram que neste processo não existem chaminés poluidoras nem ruído excessivo. Compreenderam assim, que este modo de produção de electricidade não é poluidor. Contudo, atendendo que apenas uma pequena quantidade da energia consumida na ilha, é proveniente da energia eólica, a necessidade de poupança de energia mantém-se.
De regresso ao Jardim-de-infância as crianças realizaram fichas de consolidação de conhecimentos, criadas pela Ecoteca e vão ainda criar ventoinhas em cartolina e lançar papagaios oferecidos pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
A Ecoteca de Santa Maria e o Jardim-de-infância gostariam de agradecer à EDA, e em particular ao Sr. Ezequiel Araújo pela colaboração.




Sem comentários: