terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Rede Regional de Ecotecas

A Rede Regional de Ecotecas foi incentivada pelo Governo Regional dos Açores, inicialmente por protocolo com o IPAMB a 17 de Junho de 1998. Tratam-se de espaços didácticos e pedagógicos onde se privilegia a sensibilização, formação e informação sobre o ambiente.
Actualmente são apoiadas pela SRAM, mas geridas por ONGAs e ONGs, dando assim lugar de relevo à Sociedade Civil para as influenciar conforme necessidade identificadas no território de actuação de cada uma.
São nove as ecotecas que constituem a Rede Regional de Ecotecas dos Açores, tendo esta sido desenvolvida progressivamente de acordo com a cronologia abaixo apresentada:

  • Ecoteca do Pico: inaugurada em Outubro de 1999, foi instalada no Concelho da Madalena, ilha do Pico. Gerida pelos Montanheiros;
  • Ecoteca da Graciosa: inaugurada em Julho de 2000, foi instalada na Vila de Santa Cruz da Graciosa, na Sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Juventude, na freguesia da Luz, na ilha Graciosa. Gerida pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Juventude;
  • Ecoteca da Ribeira Grande: inaugurada em Setembro de 2000, foi instalada no Museu do Pico da Pedra, na freguesia do Pico da Pedra, no Concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel. Gerida pelos Amigos dos Açores;
  • Ecoteca de Ponta Delgada: Inaugurada em Setembro de 2001, foi instalada nos terrenos da Quinta de São Gonçalo, cedidos pela Direcção Regional de Desenvolvimento Agrário, no Concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Gerida pelos Amigos dos Açores;
  • Ecoteca de São Jorge: Inaugurada em Março de 2003, foi instalada no Jardim Botânico da Câmara Municipal das Velas, no Concelho da Vila das Velas, na ilha de São Jorge. Gerida pelos Montanheiros.
  • Ecoteca das Flores: Inaugurada em Setembro de 2003, foi instalada na Sede da Associação de Jovens das Flores, em espaço cedido pela Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, no Concelho de Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores. Gerida pela Associação de Jovens das Flores.
  • Ecoteca do Faial: Inaugurada em Junho de 2005, foi instalada no Castelo de São Sebastião, da responsabilidade da Câmara Municipal da Horta, freguesia das Angustias, ilha do Faial. Gerida pelo OMA-Observatório do Mar dos Açores.
  • Ecoteca de Santa Maria: Inaugurada em Outubro de 2005, foi instalada em edifício alugado pelo Recolhimento Santa Maria Madalena, na Vila do Porto, ilha de Santa Maria. Gerida pelo Recolhimento de Santa Maria Madalena;
  • Ecoteca da Terceira: iniciou a sua actividade em Janeiro de 2007 e tem como sede provisória a Sede dos Montanheiros. Posteriormente será instalada no edifício da DSPA/SAT. Gerida pelos Montanheiros.

A Rede Regional de Ecotecas consiste numa aposta em parceria com diferentes entidades de carácter não governamental e autarquias.
As ecotecas têm já em funcionamento um sem número de iniciativas. Com este tipo de acção pretende-se ter abertos ao público espaços que permitam o acesso e a participação do cidadão. Estas estruturas são uma forma de descentralização no terreno que pode assim traduzir-se numa acção directa e mais alargada no que se refere ás questões de EA.
As várias acções desenvolvidas por estas instituições, envolvem diversas áreas, de diferentes modos, como por exemplo: apoio às Eco-Escolas, sessões temáticas, itinerários ambientais, visitas de estudo, espaço econet, tardes na Ecoteca, apoio a acções das escolas, actividades laboratoriais, oficinas de trabalho, jogos pedagógicos, composição e produção de materiais pedagógicos, comemoração de dias ambientais, etc..
O espaço da Ecoteca abrange a comunidade no seu todo, desenvolvendo actividades que permitem a interacção quer com um público infantil ou juvenil quer com os adultos.

Sem comentários: