quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Dia Mundial das Zonas Húmidas

No dia 2 de Fevereiro assinalou-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

O que é o Dia Mundial das Zonas Húmidas?
Nos finais de Outubro de 1996, na 19ª Reunião do Comité Permanente da Convenção de Ramsar, o dia 2 de Fevereiro foi oficialmente instituído como o Dia Mundial das Zonas Húmidas (DMZH). Esta data coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar), a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, nas margens do Mar Cáspio.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, realizarem grandes ou pequenas, mas significativas, acções no sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas húmidas, particularmente das Zonas Húmidas de Importância Internacional (inscritas na lista da Convenção sobre Zonas Húmidas).

As comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas em Portugal:
O DMZH tem vindo a ser comemorado anualmente, desde 1997, em diversos países inscritos na Convenção. Este dia foi comemorado pela primeira vez em Portugal em 1998.
As comemorações do DMZH podem incluir acções subordinadas a um tema específico, proposto pelo secretariado da convenção e diferente todos os anos. Até agora foi já abordada a água como elemento estruturante destes ecossistemas, a importância do envolvimento das populações locais na conservação das zonas húmidas, o valor do património cultural presente, e a diversidade biológica que as zonas húmidas suportam.
As acções desenvolvidas incluíram percursos pedestres para observação de aves, viagens de barco, jogos lúdico-ambientais, distribuição de folhetos, apresentações multimédia, inaugurações, lançamentos de livros, assinatura de protocolos, canoagem, BTT, emissões radiofónicas, entre outros.

As comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas nos Açores pelas Ecotecas, SRAM/DRA:

Santa Maria
31 de Janeiro
Projecção de filme, relativo à importância das zonas húmidas na manutenção da biodiversidade, seguindo-se a colocação de frases em panfletos
2 de Fevereiro
Distribuição dos panfletos produzidos no dia 31 de Janeiro

Faial
2 de Fevereiro
Distribuição de folheto explicativo e visita aos charcos de Pedro Miguel (propriedade do Jardim Botânico do Faial), com a Escola Primária de Pedro Miguel - acompanhada pelos Srs. Vigilantes da Natureza e director do Jardim Botânico, Engº João Melo. Participaram na actividade 37 alunos e 4 professores.

Flores
2 de Fevereiro
Distribuição de folheto, pela população local, com informação relativa aos Sítios Ramsar e a importância da conservação das Zonas Húmidas
3 de Fevereiro
Percurso para observação de flora e fauna características do Planalto Central (Caldeira Funda – Caldeira Rasa)

S. Jorge
2 de Fevereiro
Apresentação Pública das Zonas Húmidas a Candidatar como Sitio Ramsar
Conferência e debate das propostas de gestão sustentável da Caldeira de Santo Cristo
3 de Fevereiro
Pedestrianismo com interpretação científica sobre o processo geológico de formação das lagoas da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres
3 de Fevereiro
Comunicação científica, seguida de visita à lagoa dos Cubres e realização de uma actividade pedagógica com recurso a “check list” com fauna e flora da lagoa

Pico
31 de Janeiro a 2 de Fevereiro
Oficinas de reutilização criativa dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos, sobre a biodiversidade das Zonas Húmidas.
3 de Fevereiro
Percurso pedestre com interpretação ambiental na zona de Porto do Calhau – Farol da Manhenha.

Graciosa
Viagem ao “Interior da Terra”, sob a orientação de Prof. Lurdes Cunha
“Safari Geológico na Graciosa”, com especial incidência sobre a caldeira da Graciosa – prof. João Carlos Nunes

Terceira
27 de Janeiro a 4 de Fevereiro
Palestra “Riqueza das Zonas Húmidas”: Prof. Doutor Eduardo Dias (Ecossistema das Zonas Húmidas); Prof. Doutor Cota Rodrigues (Papel das Zonas Húmidas na recarga dos aquíferos)
Exposição Fotográfica referente à temática das “Zonas Húmidas” da ilha Terceira – 4 posters
Percurso com interpretação ambiental na Zona dos Mistérios Negros (Lagoa Vale Fundo) com o Eng.º Paulo Barcelos

S. Miguel
Ponta Delgada
2 de Fevereiro
Actividades na Ecoteca - Trabalho de Grupo que inclui: Trabalho de pesquisa; Organização da informação recolhida; Elaboração de posters com informação científica, da fauna e da flora associada e importância das zonas húmidas; Criação de slogans de sensibilização para a problemática da conservação das zonas húmidas.
Apresentação dos trabalhos à comunidade escolar com a apresentação ou exposição dos posters e slogans. Selecção, por votação, do slogan mais sensibilizador.

Ribeira Grande
3 de Fevereiro
Divulgação das zonas húmidas de S. Miguel ilustradas no livro “Lagoas e Lagoeiros de S. Miguel”, promovendo o debate sobre a sua importância.
Percurso Pedestre – Lagoa do Fogo/Lombadas.
Registo, selecção e posterior exposição de fotografias deste percurso.

Sem comentários: