quarta-feira, 22 de abril de 2009




terça-feira, 21 de abril de 2009

Observação de Avifauna

A Ecoteca de Santa Maria nos dias 17 e 18 de Abril proporcionou novamente, à população mariense a oportunidade de se familiarizar com a avifauna existente na ilha. Para isso, contou com a ajuda de um técnico da SPEA, sendo este, o Dr. Hugo Sampaio responsável pelo projecto de monitorização das linhas eléctricas, o qual pertence à SPEA e à EDA.
Esta actividade foi dinamizada em duas fases, a primeira consistiu numa palestra, onde todos os participantes puderam ficar a saber mais um pouco sobre a identificação de aves.


A segunda fase da actividade decorreu no campo, onde todos tiveram a oportunidade de observar em quatro pontos distintos da ilha (Barreiro da Faneca, Poço da Pedreira, Baía de S. Lourenço e Anjos) a diversa avifauna mariense.
A actividades veio a verificar-se um sucesso!
Foi com muito agrado, que presenciamos o entusiasmo dos participantes em contemplar a avifauna (Toutinegra, Estrelinha, Tentilhão, Canário-da-terra, Garça-real, Borrelho de coleira interrompida, Rolas do mar, Maçarico galego,entre outros).
Queremos deixar o nosso especial agradecimento ao Dr. Hugo Sampaio e à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que se tem demonstrado sempre disponível para estas iniciativas.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Canyoning em Santa Maria

Santa Maria tem já 5 ribeiras equipadas para a prática do Canyoning. Este é um desporto de aventura que se dedica a descer cursos de água com recurso a rappel, saltos e tobogãs. Um desporto para homens e mulheres!Os técnicos da Associação Desnivel estiveram em Santa Maria a convite da Ecoteca de 03 a 07 de Abril e durante esse período dedicaram-se a instalar em 5 ribeiras as condições necessárias para a prática: Ribeira do Engenho, Ribeira do Salto; Ribeira Grande (Aveiro); Ribeira do Maloás (Malbusca) e Ribeira do Amaro.
Permite usufruir do património natural.
Há que saber nadar!
Para saber mais sobre este desporto: http://www.desnivel.pt/.
Só assim conseguimos aceder a espaços como estes!
A segurança é prioritária.
A equipar a Rib. Engenho
A descer o Aveiro, a queda de água da Rib. Grande.
A prestar declarações à comunicação social.
A Ecoteca pretende brevemente dinamizar na ilha o curso nível I de Canyoning. Para pré-inscrições e mais informações contacte-nos para ecoteca.santamaria@azores.gov.pt ou 296 883 133.
O à vontade até permite sorrir para a câmara!
O "master" Francisco Silva a usufruir!!!
O único dano feito à natureza: um furinho no basalto...
Fotos de: Maria do Céu Almeida, Francisco Silva, Luís Paulo Bettencourt e Paulo Pacheco. O nosso muito obrigado!

segunda-feira, 13 de abril de 2009


quinta-feira, 2 de abril de 2009


Comemoração do Dia Mundial da Árvore e do Dia Mundial da Água

A Ecoteca de Santa Maria, os Serviços Florestais de Santa Maria, e os Lions Clube de St.ª Maria, numa iniciativa conjunta, nos dias 20 e 23 de Março das 13.30h às 15.00h receberam na Reserva Florestal de Valverde, em Vila do Porto cerca de 150 alunos do alunos do 2.º ciclo do ensino básico para a plantação de árvores e actividades/experiências sobre água. Durante a actividade foram também realizadas sessões explicativas e demonstrativas sobre ambos os temas.

O sucesso da iniciativa verificou-se com o entusiasmo dos participantes, que no final da actividade receberam brindes e lanches.


No seguimento das comemorações, as técnicas da Ecoteca e um Guarda Florestal, neste mesmo dia, deslocaram-se ao Recolhimento de Santa Maria Madalena com o intuito de prosseguir com a actividade, mas agora sendo esta dirigida aos utentes do Recolhimento.


Existimos pelo Ambiente!