sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


Máscaras de Carnaval Monstruosas!

O Carnaval marcou a sua passagem pela Ecoteca de Santa Maria! Os resíduos domésticos em vez de irem para o ecoponto ou para o aterro sanitário, serviram de matéria prima para executar máscaras de carnaval. A actividade foi desenvolvida na EB1/JI D. Antonio Sousa Braga, em Santo Espírito com todos os 37 alunos da escola, nos dias 16 e 17. Na Ecoteca as máscaras executaram-se no dia 18 com um grupo de 15 crianças do ensino básico, e no dia 19 foram os utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena os artistas.

A mensagem a reter: reduza a produção de resíduos. Compre apenas o necessário e procure produtos com pouca embalagem. O tratamento e transporte de resíduos emite gases...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Contribua com as suas fotos!


Compostagem na escola


A Ecoteca de Santa Maria desenvolveu durante o mês de Janeiro uma série de sessões informativas sobre a compostagem, junto de turmas do 5.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade da EBS Santa Maria.
O objectivo da acção era demonstrar que há modo de produzir hortícolas de modo inofensivo para o ambiente e ainda assim, funcional.
O próximo passo é colocar na escola um compostor, onde se possam colocar os resíduos da cantina e da jardinagem. Estando o composto pronto, poderá ser utilizado pelo jardineiro nos canteiros e vasos da escola.
Para obter mais informação sobre compostagem, consulte este post: http://ecotecas.blogspot.com/2008/04/sesses-de-compostagem.html ou contacte-nos!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Update - Ecoteca de Santa Maria

Apesar do silêncio, a Ecoteca de Santa Maria não esteve parada!

Em Novembro, a Ecoteca direccionou as suas actividades para duas comemorações de dias temáticos: O Dia nacional do Mar, a 16 de Novembro e o Dia da Floresta Autóctone, comemorado a 23 de Novembro.
O Dia do Mar foi comemorado com um atelier, em duas sessões, de elaboração de animais marinhos em pasta de papel. Este atelier permitiu falar sobre as espécies marinhas protegidas dos Açores e abordar a necessidade de reutilização de materiais.
O Dia da Floresta Autóctone foi comemorado com todos os alunos da EB1/JI de São Pedro, através de sementeiras na estufa da Ecoteca. A importância da árvore para o equilibrio dos ecossistemas e para a nossa sobrevivência foi o tema mais debatido.Em Dezembro, a Ecoteca recebeu a exposição Eco-Códigos, criados pelas escolas concorrentes ao programa Eco-Escolas, da Associação bandeira Azul da Europa. Os trabalhos estiveram expostos nos claustros da Câmara Municipal de Vila do Porto, de 04 a 18 de Dezembro, tendo sido visitados pelos munícipes que procuravam os serviços da CMVP, 4 turmas do 6.º ano de escolaridade e outros interessados.
Claro que em Dezembro não poderiam faltar actividades sobre o Natal! A Ecoteca promoveu junto das escolas locais o concurso "Árvore de Natal Ecológica". Participaram 4 escolas, totalizando 7 árvores feitas a partir de material de desperdício. A árvore vencedora foi criada pelos alunos do ensino pré-escolar da EB1/JI D. António de Sousa Braga, em Santo Espírito. Todas as escolas participantes receberam como prémio material escolar diverso e diploma de participação. Finalizaram-se as actividades de Natal com um atelier para execução de prendas ecológicas. Um dos participantes propôs um postal a partir dos restinhos das cartolinas, e todos os outros acharam que era boa ideia. Passou a ser então, um atelier para aproveitamento de restinhos de materiais! Brevemente, faremos o update das actividades de 2009...