terça-feira, 28 de outubro de 2008

Campanha SOS Cagarro 2008 - Brigada Nocturna


Campanha SOS Cagarro 2008 - Conduta de Salvamento


Campanha SOS Cagarro 2008


Feira de Tecnologias Marinhas

Nos dias 24 e 25 de Outubro teve lugar em Santa Maria a Feira de Tecnologias Marinhas, na qual a Ecoteca de Santa Maria teve o prazer de participar com um espaço dirigido essencialmente para o público mais jovem.

Neste stand podiam-se realizar diversas actividades: pintura de desenhos alusivos ao mar, visionamento de filmes educativos e leitura de contos infantis. Este espaço, teve sem dúvida uma grande adesão por parte dos mais jovens que puderam desenvolver trabalhos criativos relacionados com a área marinha.


Protejam as espécies marinhas dos Açores!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

A Ecoteca de Santa Maria em parceria com o Centro de Saúde de Vila do Porto organizou no dia 20 de Outubro uma palestra debruçada no tema "Alimentação saudável". Foram muitos os interessados neste tema que encheram a sala de convívio do Recolhimento de Santa Maria Madalena para ouvirem atentamente as palavras da enfermeira Raquel Batista.

Após a palestra, deu-se início a um pequeno lanche, cujo objectivo foi demonstrar que uma alimentação saudável aumenta a qualidade de vida e pode também ter um bom paladar.

Viva melhor com uma alimentação saudável!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Visionamento do filme "Uma verdade inconveniente"


No dia 10 de Outubro a Ecoteca de Santa Maria promoveu o visionamento do documentário "Uma verdade inconveniente". Esta realização de Davis Guggenheim alerta para a realidade do nosso planeta e apela à consciência da Humanidade em geral, para certos problemas à escala mundial como é o caso das alterações climáticas.
Esta actividade contou com a participação de muitos interessados e foi, sem dúvida uma forma de sensibilizar para uma mudança na gestão de recursos.
Cuide melhor do nosso Planeta! Proteja as gerações futuras!



quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Fotos da Limpeza Subaquática no Porto do Boqueirão




Foi no dia 5 de Outubro que a Ecoteca e os Serviços de Ambiente das Flores e Corvo organizaram esta actividade que contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários, do Comando Local da Policia Maritima, da Associação de Jovens das Flores e de 3 empresas de mergulho, o Clube Naval de Lajes das Flores, o Hotel Ocidental e a Mareocidental.

Nesta limpeza participaram 10 mergulhadores em apneia, 11 mergulhadores com garrafas e 9 pessoas limparam em terra.

Retiramos 50 Kg de lixo em terra e 278Kg de lixo do mar.

terça-feira, 7 de outubro de 2008


sexta-feira, 3 de outubro de 2008


Dia Mundial do Turismo


No dia 28 de Setembro realizou-se um passeio pedestre entre a freguesia de Santo Espírito e a Reserva Natural da Maia. Esta actividade integrou-se no primeiro torneio de Golfe Rústico Açoreano, organizado em Santa Maria pela Casa do Norte.


Ao longo deste passeio comemorativo do Dia Mundial do Turismo, foi possível conhecer mais um pouco do património natural e cultural da ilha. O trilho prossegue ao longo da Freguesia, onde se pode encontrar um Moinho de Vento Tradicional, um fontanário e ainda uma zona de nascentes. A Cascata da Ribeira do Aveiro é sem dúvida o ponto mais alto deste passeio, onde todos aproveitam para contemplar a sua beleza a ainda apreciar dois pequenos lagares construídos em 1579.

Existimos pelo Ambiente!