terça-feira, 23 de setembro de 2008

Comemoração do "Dia Europeu Sem Carros".


Sob a temática “Ar Puro para Todos”, numa organização conjunta entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Ecoteca de Santa Maria, Serviço de Desporto de Santa Maria, Câmara Municipal de Vila do Porto e Associação Juvenil de Santa Maria, decorreu, no dia 20 de Setembro, Sábado, a partir das 10 horas, actividades comemorativas do “Dia Europeu Sem Carros”.


As actividades decorreram na Rua Dr. Luís Bettencourt, entre o Largo de Santo António e a Ecoteca de Santa Maria, destacando-se as actividades desportivas (Basquetebol, Andebol, Voleibol, Futebol, Rapel, Tiro com Arco, Dança Aeróbica e Matraquilhos Humanos), experiências divertidas ligadas à Poluição do Ar e Ruído, bem como Insufláveis Infantis disponíveis para todas as crianças.

“Na Vila sem o seu Carro” foi a proposta para o "Dia Europeu Sem Carros" em Santa Maria, que se desenvolveu com bastante sucesso e adesão.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Filosofia para Crianças e Criatividade

Sábado de manhã.
As crianças...

Dias 18, 19 e 20.
Os adultos...

Exposição ECO-CÓDIGOS



quarta-feira, 17 de setembro de 2008


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Comemorações do "Dia Mundial para a Conservação da Camada do Ozono".

No dia 15 de Setembro, as técnicas da Ecoteca de Santa Maria deslocaram-se à Escola Básica e Integrada de Santa Maria, a fim de efectuar a distribuição de horários escolares com mensagens alusivas às alterações climáticas. Esta distribuição teve como finalidade marcar as comemorações do "Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono".
As técnicas tiveram como objectivo elucidar os jovens acerca dos problemas das alterações climáticas e dar a conhecer algumas medidas para travar as mesmas.

Passeio de Barco - Ilhéu do Romeiro

A Ecoteca de Santa Maria no dia 07 de Setembro realizou um passeio de barco ao longo da costa da ilha de Santa Maria. Este passeio veio em seguimento do realizado no dia anterior (06 de Setembro).

O objectivo deste passeio foi principalmente dar a conhecer o Ilhéu do Romeiro, pertencendo este à Reserva Natural da Baía de São Lourenço. Durante esta manhã foi também possível visitar outros locais, situados ao longo da costa mariense, sendo estes a Prainha, a Praia Formosa, a Fábrica da baleia, o Castelo da Maia, a Baía do Cura, entre outros locais.


Para a realização deste passeio, a Ecoteca de Santa Maria contou com a colaboração do Círculo de Amigos de São Lourenço, que cedeu a sua embarcação.

Passeio Pedestre Ribeira do Salto - Ilhéu do Romeiro

A Ecoteca de Santa Maria promoveu mais um passeio pedestre entre a Ribeira do Salto e o Ilhéu do Romeiro no dia 06 de Setembro.Este passeio para além de contar com habitantes locais da ilha, contou também com um grupo vindo da Ilha de São Miguel.


Após o passeio, a Ecoteca de Santa Maria, valência do Recolhimento de Santa Maria Madalena, em colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, teve o prazer de oferecer um lanche/convívio a todos os que participaram nos passeios pedestres que se realizaram ao longo do mês de Agosto. Durante este, foi possível a entrega de certificados de participação com a distância total percorrida por cada um dos participantes.


terça-feira, 2 de setembro de 2008

Trilho dos Fósseis

A Ecoteca de Santa Maria teve o prazer de organizar mais um passeio pedestre de Agosto. Desta vez, a caminhada foi feita entre o Calhau da Roupa e a Praia Formosa. Este passeio contou com o apoio da Associação Cultural Maré de Agosto, integrando-se assim no respectivo Festival.


Neste percurso tivemos o prazer de contemplar o Monumento Natural e Regional da Pedreira do Campo, onde se encontram visíveis basaltos de antigas lavas submarinas, "em almofada" (pillowlava) associados a rochas carbonatadas (rochas sedimentares) com fósseis de organismos marinhos. Esta área é parte integrante da Reserva Natural Regional do Figueiral - Prainha. Após a apreciação destes locais, finalizou-se o passeio pedestre com a chegada à Reserva Natural da Baía da Praia Formosa.
















segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Passeio Pedestre Pico Alto - São Pedro

No dia 29 de Agosto, a Ecoteca de Santa Maria realizou mais um passeio entre a zona do Pico Alto e a freguesia de São Pedro.

No decorrer desta caminhada, foi também possível passar pelo Barreiro da Faneca, uma das paisagens protegidas de interesse regional existente na nossa ilha.



Para além da observação do património natural e cultural da ilha, os nossos passeios são também uma fonte de troca de conhecimentos interculturais, pois alguns dos nossos participantes são oriundos de outras nacionalidades, o que permite uma troca de experiências.