quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Horário Centro Interpretação Vulcão

Apresentação do livro "A história do Zeca Garro".


No dia 22 de Agosto, a Ecoteca de Santa Maria em parceria com a Associação Cultural Maré de Agosto deu a conhecer à população mariense e aos seus visitantes o livro "A História do Zeca Garro".
O objectivo da actividade passou por sensibilizar a população em geral, dando a conhecer a espécie (Calonectris diomedea borealis) e alertando para a sua protecção.

A iniciativa veio a revelar-se um sucesso, contando com a participação e entusiasmo dos presentes.








terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nova Calendarização dos Passeios Pedestres 2008


Cooperativa BioAzórica


No dia 31 de Agosto, Domingo, pelas 14:30 horas no Serviço de Desenvolvimento Agrário na Quinta de São Lourenço, a Cooperativa BioAzórica em parceria com a Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário promove o 1º Diálogo Rural Participativo do Faial: Problemas e Oportunidades.
Este encontro tem por objectivo promover uma reflexão conjunta entre os promotores e os agricultores locais sobre os problemas e potencialidades da agricultura na ilha do Faial. Pretende-se criar espaço para a discussão e o diálogo, possibilitando a troca de informações entre os participantes, a partir das experiências pessoais e colectivas e que podem permitir um entendimento mais amplo da realidade local. No final delinear-se-ão algumas perspectivas futuras baseadas na discussão prévia, explorando também as potencialidades da agricultura biológica e o papel da cooperativa BioAzórica para o seu desenvolvimento local.
Esta actividade insere-se num projecto mais amplo que engloba a visita a todas as ilhas do grupo central para um levantamento de alguns dados sobre as práticas agrícolas locais, através do contacto directo com os agricultores e avaliação das especificidades e potencialidades de cada ilha, em particular da agricultura biológica.
Aumentar o número de produtores biológicos é um dos principais objectivos da cooperativa BioAzórica nos Açores, tendo por fundamentação um aumento da independência económica da região a partir do desenvolvimento local. Este aspecto articula-se com as especificidades da Região que cada vez mais promovem uma imagem externa dos Açores nos aspectos relacionados ao Turismo e a um Ambiente de qualidade.

Fica a informação. Compareça!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Apresentação do livro "A história do Zeca Garro".

A Ecoteca de Santa Maria em parceria com Associação Cultural Maré de Agosto convida toda a comunidade infantil a estar presente no dia 22 de Agosto, no espaço Castelo (Praia Formosa) pelas 15h30 para assistir a apresentação do livro "A história do Zeca Garro".

Apareça...contamos com a sua presença!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Filosofia para Crianças & Criatividade



Em Setembro, e porque gostamos de receber os professores para mais um ano de trabalho, preparámos mais uma formação dupla para nos irmos conhecendo e trocarmos experiências:

Filosofia para Crianças e meia dúzia de chapéus às cores!
Dia 20 de Setembro, das 9.30 às 13h.
Crianças dos 7 aos 15 anos de idade.
As sessões durarão 1 hora (aproximadamente) e as crianças inscritas serão divididas por grupos consoante as suas idades. Cada sessão terá um máximo de 15 inscrições.

******

Workshop de Filosofia para Crianças e Criatividade para professores/monitores/formadores. Dias 18 (18h-20.30h), 19 (18h-20.30h) e 20 de Setembro (das 15h-18h).
Módulos de Trabalho:
I Introdução à Filosofia para Crianças
II Metodologias possíveis em Filosofia para Crianças
III A proposta educativa de Edward de Bono
IV Tony Buzan e os mapas mentais para crianças
V Aplicabilidade das técnicas no processo ensino-aprendizagem

A Filosofia para Crianças é uma disciplina fascinante. Começou com Mathew Lipman e já desenvolveu mais teorias e correntes.
Poderá ler mais um pouco aqui.
Esta disciplina, para qualquer educador, é fundamental. A partir da altura que tomar contacto com ela, saberá que é necessária. O resto é consigo, venha descobrir um pouco da Filosofia para Crianças na Ecoteca do Faial.

Inscrições gratuitas para crianças. 10 euros adulto.
Telef/Fax: 292392389
Telemóvel Ecoteca: 964692550

O workshop e as sessões para crianças serão dinamizados pela Joana Sousa e pode também consultar planificação aqui.

Exposição ECO-CÓDIGOS

A Exposição dos Eco-Códigos 2007 é o resultado criativo do trabalho anual das escolas que aderiram ao programa da ABAE, o Eco-Escolas, programa este também apoiado e trabalhado pela Rede de Ecotecas na Região Autónoma dos Açores.
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Pode saber mais aqui.

Tudo isto para lhe dizer que está patente até ao final do mês de Agosto, no Centro do Mar, antiga Fábrica da Baleia, a exposição dos Eco-Códigos. Poderá vê-la todos os dias 9h ás 18h e nos fins de semana das 14h às 19h.

Se quiser consultar os trabalhos premiados deste ano e que teremos cá em 2009, poderá seguir o link abaixo.
http://www.abae.pt/programa/EE/eco_codigo/2008/vencedores.php

Oficinas de Ambiente e de Mar - Brainstorming Creations




Durante a Semana do Mar, a festa principal da nossa Ilha do Faial, a Ecoteca tem por rotina dinamizar as Oficinas de Ambiente e de Mar, que consistem em várias actividades lúdico-pedagógicas enquadradas na vertente ambiental e destinadas a crianças dos 7 aos 10 anos de idade.
Este ano e porque surgiu a oportunidade de termos cá nas redondezas a empresa Brainstorming Creations, sediada em Macau, achámos que seria ainda mais enriquecedor partilhar experiências com estas duas simpáticas monitoras, a Patrícia e a Xana.
Assim, nas tardes dos dias 4 a 8 de Agosto, tivemos na Ecoteca a “Despensa de Histórias”. Com as inscrições completas, podemos dizer que as crianças gostaram muito desta aproximação à natureza através da arte de brincar.
Ser criança é ter o direito de poder brincar e de explorar, de (re)encontrar novas formas de criatividade, tirando dúvidas e levantando novas questões, enfim – é também aprender! E aprendemos nós com elas. Aprendemos sobretudo a respeitar o ritmo de cada criança, porque é preciso nunca esquecê-lo.
A Xana e a Patrícia dividiram os dias por temas e com eles histórias e jogos diferentes.
Dia 1 – Ao sabor do vento
O Vento do Norte lançou o caos no Universo. Um navegador pede ajuda à Lua e à Estrela Polar para restaurar a ordem e voltar novamente a navegar em paz. Jogos de equipa para brincar ao sabor do vento.
Dia 2 – Nas ondas do mar
Um peixinho que vive protegido pelos braços das anémonas leva-nos corajosamente numa viagem ao fundo mar. Um dia de actividades dedicadas à fluidez da água.
Dia 3 – Mãos na terra
Uma história acompanhada à lupa que nos leva à descoberta do micromundo que se enconde na superfície da terra. Actividades de modelagem que trazem vida a novas espécies e cenarios, frutos da nossa imaginação.
Dia 4 – À volta da fogueira
Seremos guiados por histórias com seres e elementos da Natureza onde fazemos de conta. Um dia em que actividades de artes manuais criam um espaço acolhedor para partilhar histórias à volta de uma fogueira, também ela de faz de conta.
Dia 5 – Dar as mãos
Uma aldeia algarvia dá as mãos à Horta. Um dia em que privilegiamos a partilha de histórias entre o grupo e outros membros da comunidade que queiram também eles guardar algo no interior da Despensa das Histórias.

sábado, 16 de agosto de 2008

Atelier de Banda Desenhada


O atelier de Banda Desenhada - Aventuras no Mar dos Açores irá decorrer no Centro do Mar (Fábrica da Baleia), entre os dias 18 e 22 de Agosto das 14:30 às 16:30. Neste atelier os participantes, crianças com idades dos 7 aos 14 anos, irão construir uma história de Banda Desenhada referente à biodiversidade marinha dos Açores.
Consultar o cartaz divulgativo para mais informações.
Inscrições no Centro do Mar 292292140 ou para o email geral@oma.pt.

Maratona Fotográfica

Centro Ambiental do Priolo

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

EcoOficinas




No mês de Julho a Ecoteca do Faial recebeu as crianças das instituições privadas da Ilha do Faial. Durante a semana de 14 a 18 tivemos os meninos do Castelinho. Em cada dia idades diferentes. Desde os 3 aos 5 anos de idade. Na semana de 21 a 23, convidámos a nossa cientista de serviço, a Maria Leite a vir fazer brincadeiras e experiências para a Ecoteca. Até um bolo se fez por cá! Escusado dizer que os meninos adoraram!!! No dia 24, recebemos o ATL do Lar das Criancinhas, com crianças dos 6 aos 12 anos de idade e no dia 25 os jovens do Projecto Veredas. No dia 31 de Julho vieram os meninos do colégio de Sto. António, os de 5 anos e a classe do 1º ciclo, e, por fim, para terminar as EcoOficinas de Verão, no dia 1 de Agosto, recebemos os meninos também do Colégio, dos 3 e 4 anos.

“O Vulcão na outra costa da Ilha”

Lançamento de livro de João Carlos Fraga alusivo ao Vulcão dos Capelinhos que comemora os seus 50 anos de erupção neste biénio de 2008/9.
Obra integrada na Colecção Piroclástica, colecção esta editada pela empresa FaiAlentejo que tem vindo a editar uma série de memórias do Vulcão. Breves recordações e registos de pessoas que viveram os tempos de vulcão.

Fórum Multiartes – Pintura e Música



O Fórum Multiartes é já uma imagem dos Encontros de Porto Pim. Podemos dizer que é “a tal” actividade que acontece todos os anos. Consiste em dar um tema de Ambiente ao evento, no qual se baseiam os participantes, que vão desenvolvê-lo em actividades tais como a pintura, o canto, a música e a poesia.
Este ano, mais uma vez, convidámos a Margarida Madruga, a nossa pintora amiga, que junto das senhoras que frequentam os ateliers da IRIS Horta e ao som dos músicos do conservatório e da jovem Raquel Rafael com o seu violino mágico, nos presentearam com vistosas pinturas do Mar e de temas relacionados. Tivemos ainda o prazer de ter o Sr. Mário Frayão e a Dra. Maria do Céu Brito a declamarem poesia para uma audiência envolvida na mística da criação.

Obras de Piazzolla - Concerto

“Quatro Estações do Ano”, “Milonga del Angel”, “Adios Nonino” e “Oblivion”, foram algumas das obras tocadas pelos músicos do Conservatório da Horta. É de realçar a dedicação e profissionalismo destes músicos do Conservatório. Quem já teve o prazer de assistir a alguma actuação deles não esquecerá facilmente, e caso ainda não o tenha feito, faça-o! É imperativo.
Yuriy Gertsev – violino, Natália Bauer – violoncelo e Ludmila Chovkova – piano.

Ballet: A Invocação do Amor. 14 de Junho



A cargo da professora Aline Deprés do Conservatório da Horta, durante a tarde do dia 14 de Junho, a praia de Porto Pim pode assistir a uma actuação de ballet por parte dum jovem casal que se esmerou em rigor e esforço. Momentos únicos.

Oficinas de Feltragem a 14 e 21 de Junho




Esta oficina, dinamizada por Maria João Cruz, consistia em trabalhar a lã, feltrando-a e dando-lhe imensas formas e cores.
Com inscrições no máximo de 6 elementos, devido à exigência do trabalho e da qualidade da assistência pretendida a dar aos participantes, esta oficina revelou-se muito interessante. Tivemos participantes com variados interesses. O resultado foi um trabalho muito rico em cores e ideias. No final, a Ecoteca procedeu à encomenda destes materiais a pedido dos formandos que mostraram interesse em continuar estas e outras ideias em casa.

Concerto dos Oceanos

Concerto com Luís Bettencourt e Ynot Band no Bar da Fábrica da Baleia. Ao vivo e na esplanada. Foi o culminar dum dia bem passado e cheio de actividades na Praia de Porto Pim.

“A História de Laura, a Baleia Azul Cantora”


Lançamento do livro de João Carlos Fraga no Dia Mundial dos Oceanos. O autor apresentou o livro na antiga Fábrica da Baleia, Centro do Mar, em sessão pública, pelas 21h.
Sala cheia e uma grande homenagem a João Carlos Fraga. Provas dadas que podemos todos aguardar por mais uma historinha tão bela como a de Laura.

Dia Mundial dos Oceanos

Numa organização do Clube Naval da Horta, com o apoio da Ecoteca do Faial, entre outras entidades, comemorou-se o Dia Mundial dos Oceanos.
Este ano e à semelhança de outras iniciativas do género que já tem vindo a ser prática pelo Clube Naval da Horta, organizou-se uma “Limpeza a Fundo” na Praia de Porto Pim. Esta iniciativa contou com o apoio do OMA – Observatório do Mar dos Açores, que contribuiu com a triagem e estatística dos resíduos retirados do fundo e da orla costeira nas imediações da Praia, com meninos da Escola Preparatória, com a Secretaria Regional do Ambiente e com os Escuteiros da Feteira, e muitos mais curiosos que apareceram para dar uma mãozinha.

Gato Malhado e Andorinha Sinhá. Grupo de Teatro “Artyaplausos”


No dia 6 de Junho a Ecoteca e CMH, unidas nesta organização dos Encontros de Porto Pim, trazem ao Faial, um grupo de teatro completamente direccionado ao público das pré-escolares.
Os Artyaplausos contaram às crianças a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá, uma historinha meiga que deixou as pequenas crianças maravilhadas!

Dia Mundial do Ambiente


Neste ano de 2008, optámos festejar o Dia Mundial do Ambiente com o convite à Dra. Magda Carvalho da Universidade dos Açores, que nos veio falar sobre a relação do Homem com a Natureza. Apesar de se falar mais em Ambiente, é preciso saber de onde remete esta preocupação, quais as suas causas e consequências. O porquê desta preocupação tão em primeira página.
Assim, e porque tentamos sempre contemplar uma boa faixa etária do nosso público, a Dra. Magda começou este dia com uma conferência na Escola Profissional da Horta, intitulada “A Relação entre o Homem e a Natureza: Novos Desafios Contemporâneos”.
De manhã, no auditório da Escola Profissional, com a presença dos alunos do curso Técnico de Ambiente e orientados pelo prof. Gilberto Carreira, visionou-se o filme da “Abelha”, uma animação que serviu o propósito do tema como introdução à conferência. Discutiu-se a relação presente do Homem com a Natureza. O perigo dos excessos e do radicalismo de posições opostas. Entendeu-se que pela tolerância e bom senso, se encontram equilíbrios.
Pelas 21h, no Auditório da BPAR Horta, palestra para público adulto intitulada “A Relação entre o Homem e a Natureza: Desafios de Hoje para uma Relação de Sempre”, contámos com a presença do Dr. Frederico Cardigos, Director Regional do Ambiente, e com um público atento e novamente desperto a questões tão pertinentes como esta.
Obrigado à Dra. Magda Carvalho, à Escola Profissional da Horta e à Biblioteca, na pessoa do seu Director, Dr. Luís S. Bento.

CINEECO: Festival de Cinema de Ambiente de Seia

No âmbito dos Encontros de Porto Pim, rubrica anual que acontece no mês de Junho na cidade da Horta e que privilegia as áreas do Ambiente e da Cultura, a Ecoteca do Faial em parceria com a Câmara Municipal da Horta, pelouro da cultura, organizam uma série de actividades das quais passamos a apresentar o CINEECO, Festival com que abrimos os Encontros este ano.
Assim, de 28 a 30 de Maio decorreu na Horta o Festival de Cinema de Ambiente com a apresentação e direcção do cineasta Lauro António. Depois da passagem deste Festival pela ilha Terceira, gostámos tanto que o quisemos cá no Faial.
Estivemos as manhãs na Escola Secundária Manuel de Arriaga e as noites no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta. Este festival consistiu na rodagem de vários filmes, curtas-metragens, selecionadas pela organização do festival - a Ecoteca do Faial e o Cineclube da Horta, que foram escolhidas para o público escolar secundário e profissional de manhã, e para o público adulto à noite. Aproveitamos para agradecer toda a disponibilidade da Escola Secundária da Horta em nos receber e à grande adesão da Escola Profissional da Horta a este evento. Nas sessões da noite, apesar da adesão ter sido menor, nem por isso foi menos participativa. O público deu o seu contributo levantando questões pertinentes e suscitando debate.
Achámos que esta iniciativa teve muito sucesso e pretendemos voltar a trazer em 2009 o festival premiado em 2008.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Passeio Pedestre Feteiras - Anjos

No dia 8 de Agosto, a Ecoteca de Santa Maria realizou um passeio pedestre entre as Feteiras de São Pedro e os Anjos. Esta iniciativa contou com o dinamismo de marienses e estrangeiros, que resolveram apreciar a beleza natural de Santa Maria.




Este passeio, foi sem dúvida um sucesso e despertou o interesse para próximas caminhadas na iha do sol!




quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Workshop: Plantas Aromáticas e Medicinais


Nos dias 1 e 2 de Agosto realizou-se em Santa Maria um Workshop baseado na importância das Plantas Aromáticas e Medicinais, o seu uso na Agricultura Biológica e Medicina Tradicional.
Felizmente, esta iniciativa contou com a colaboração de vários curiosos pelo tema, que com bastante entusiasmo e dinamismo participaram e familiarizaram experiências.

O Engº Bruno Paixão, especialista na área foi sem dúvida um excelente contributo para o enriquecimento do conhecimento dos participantes que ficaram bastante elucidados sobre as vantagens medicinais de várias plantas existentes na ilha!





Esperemos que as restantes actividades tenham tanto ou mais sucesso que esta!








terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ausência virtual...

Que nos desculpem aqueles que nos seguem. O nosso silêncio será recompensado em breve.
Não temos tido muito tempo para actualizar as nossas actividades! Nós duas parecemos cada vez menos, o que é bom sinal! :)
De momento decorre na Ecoteca a Despensa das Histórias e temos a casa cheia de crianças felizes dos 7 aos 10 anos. Não há mãos nem tempo livre!
Dentro de pouco tempo, a actualização de 2 meses e meio!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008




sexta-feira, 1 de agosto de 2008