segunda-feira, 21 de julho de 2008


Passeios pedestres com EcoClube da Lagoa


A Ecoteca e o Serviço de Ambiente de Santa Maria receberam o Clube de Ambiente da Escola da Lagoa composto por 23 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico com o objectivo de dar a conhecer o património natural da ilha.
Ao longos dos três dias que estiveram na ilha (de 09 a 11 de Julho) puderam observar na companhia da Ecoteca a paisagem protegida do Barreiro da Faneca, a Reserva Natural dos Anjos, percorrer o trilho dos fósseis, visitar as Reservas Naturais da Praia Formosa e São Lourenço e calcorrear o trilho de Santa Bárbara.
Nos locais visitados foi possível contemplar flora endémica, Avifauna, geodiversidade e áreas ambientais.

Cinzeiros de praia

Como já vem sendo hábito, a Ecoteca de Santa Maria colocou nas zonas balneares da ilha cinzeiros de praia criados a partir da reutilização de latas de refrigerantes. Desta feita a decoração dos mesmo ficou a cargo dos utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena.

Os cinzeiros têm como objectivo manter as zonas balneares limpas de cinza e beatas de cigarros contando com o bom uso dos banhistas, uma vez que os cinzeiros depois de usados devem ser vazados e recolocados no cavalete disponibilizado para o efeito.

Mostra de Gado Bovino de Santa Maria

O Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria promoveu nos dias 20, 21 e 22 de Junho a I Mostra de Gado Bovino de Santa Maria, tendo convidado a Ecoteca de Santa Maria a colaborar. Assim, na manhã de 21 de Junho dinamizaram-se actividades para crianças no Campo Municipal de Vila do Porto, local onde decorreu a Mostra. As crianças puderam participar no jogo "A origem dos alimentos!", fazer máscaras de animais da quinta, andar a cavalo, andar de carroça puxada por um burro, interagir com borregos, um bezerro, poneis e cavalos e também levar para casa plantio de meloa depois de assinarem um compromisso de a manter biologicamente.

Seminário de Eficiência Energética

A Ecoteca de Santa Maria iniciou as comemorações do Dia Mundial do Ambiente no dia 05 de Junho, com um Seminário sobre Eficiência Energética em colaboração com a Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas que puderam melhor conhecer o programa ProEnergia, apresentado pelo Eng. Francisco Tomé de Andrade, Director de Serviços de Energia, assim como o Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior, apresentado pela Eng.ª Adriana Moniz, da Direcção de Serviços da Energia.

Pretendia-se que o Sr. Director Regional de Comércio, Indústria e Energia estivesse presente, para abertura da sessão. Contudo, por motivos alheios à organização, não foi possível contar com a sua presença. Depois das apresentações houve ainda tempo para debate e esclarecimento de dúvidas aos presentes.
Durante o dia 05 e 06 de Junho a Ecoteca dinamizou uma campanha de troca de lâmpadas, oferecendo uma lâmpada eficiente, e uma t-shirt sobre a energia a quem trouxesse uma lâmpada incandescente.
No dia 06 de Junho a mesma campanha foi efectuada na Escola Básica Integrada de Santa Maria, direccionada para alunos, professores e auxiliares.
Durante a campanha, tanto na Ecoteca como na EBISMA, foram trocadas mais de 400 lâmpadas.
No dia 06 de Junho foram distribuídos pelo comércio local panfletos sobre o consumo sustentável de energia.

Dia lnternacional da Biodiversidade

A Ecoteca de Santa Maria levou a cabo quatro saídas de campo com turmas do 5º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada de Santa Maria para comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. As saídas decorridas entre 14 e 29 de Maio, realizaram-se no Pico Alto com o intuito de observar a riquíssima biodiversidade local. Entre as muitas espécies de flora endémica, foi possível observar o Vaccinium cylindraceum, Viburnum subcordatum, Planthantera micrantha e Erica azorica.

Esta actividade dinamizada por uma técnica da Ecoteca e por um vigilante da natureza, permitiu consolidar conhecimentos adquiridos teoricamente em aula e transmitir novas informações sobre a biodiversidade açoreana de um modo lúdico e informal.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

OTL-J 2008 na Ecoteca da Ribeira Grande

Hoje iniciou-se mais um mês de OTL-J na Ecoteca da Ribeira Grande, tendo sido apresentados 14 jovens que irão ocupar os seus tempos livres, este mês de Julho, nesta instituição, de modo a:

- Sensibilizar e formar a população para os problemas ambientais;


-Informatizar actividades realizadas pela Ecoteca desde a sua inauguração;


-Desenvolver um melhor ambiente social em harmonia com a natureza;


-Dinamizar e participar em actividades de lazer ambiental.