quinta-feira, 29 de maio de 2008

Encontros de Porto Pim

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dia Marítimo Europeu


A Ecoteca de Santa Maria marcou o Dia Marítimo Europeu com uma actividade que, apesar de se direccionar para a comunidade infantil, se transmitiu a muito mais. Para além das crianças participantes, muitos curiosos se aproximaram a fim de observar o jogo. No dia 20 de Maio, a Ecoteca fechou um troço da principal via de trânsito de Vila do Porto, para montar o Jogo do Mar. Este jogo, consiste num jogo de tabuleiro gigante, onde as crianças são os peões. Ao longo do percurso as crianças aprendem condutas amigas do mar e condutas a evitar, por prejudicarem o mar e a vida marinha.
Todos os 20 participantes receberam um puzzle das espécies marinhas protegidas dos Açores, editado pela Secretaria Regional do Mar.
Aproveitamos para agradecer à PSP, à Câmara Municipal de Vila do Porto, à Delegação local da Secretaria Regional de Habitação e Equipamento e à Administração do Porto de Santa Maria, pela colaboração.

Dia Mundial da Terra

A Ecoteca e o Serviço de Ambiente de Santa Maria comemoraram o Dia Mundial da Terra, através de uma parceria com a Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria. Esta associação local promoveu no dia 25 de Abril corridas para vários escalões, contando com a presença de Rosa Mota. Todos os participantes nas corridas receberam e correram com t-shirt´s da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, inclusive a Rosa Mota e o Sr. Director Regional do Desporto.




Os primeiros lugares de cada escalão receberam, para além de um troféu oferecido pela AJISM, um papagaio também da SRAM.
Neste mesmo dia, 4 técnicas da Ecoteca e do SASMA, através de uma campanha e animação de rua, abordaram as muitas pessoas que assistiam às corridas a fim de lhes pedir 3 condutas que libertassem o Planeta, obrigando-as assim a reflectir sobre as suas condutas quotidianas. Quem soube enumerar três condutas, recebeu um panamá da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Todos os abordados receberam um panfleto com diversas condutas pessoais que podem ser adoptadas no quotidiano para diminuir o impacto das acções humanas no Planeta.

Para animar e chamar as atenções, o Planeta passeou pelas ruas junto às pessoas e chegou a participar em algumas corridas com as crianças. O nosso agradecimento à voluntária!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

CINEECO - 28, 29 e 30 Maio no FAIAL

Numa iniciativa da Ecoteca do Faial e do Cineclube da Horta, um conjunto de filmes e documentários que alertam e sensibilizam a população para as questões ambientais vai ser exibidos, de 28 a 30 de Maio de 2008, na Horta, no âmbito do Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente – Cine Eco, que teve no ano passado a sua 13ª edição em Seia, na Serra da Estrela. As sessões vão decorrer no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, para a comunidade escolar, e no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, para o público em geral. Esta extensão do Festival Cineeco na Horta, está integrada nos Encontros de Porto Pim 2008.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
Na ilha do Faial, na cidade da Horta serão cerca de 20 filmes a exibir onde se destacam os vencedores do Grande Prémio do Ambiente no CINEECO 2006 – “Ainda há pastores” de Jorge Pelicano e o vencedor do mesmo galardão em 2007 “Encontro com Milton Santos” do realizador Sílvio Tendler.
A todos aqueles que a visitarem será ainda dada a possibilidade de assistirem a uma mesa redonda no dia 30 (sexta-feira) pelas 22 horas com Lauro António logo após a sessão.

Promover o debate sobre diversas temáticas ambientais, discutir a produção cinematográfica a nível regional e fomentar uma maior produção com incidência nestas temáticas são alguns dos objectivos.
Venha. Está convidado!

Consultar a página do Cineclube da Horta.

CINEECO - Programação FAIAL

PROGRAMA – HORTA (AÇORES)

Dia 28 de Maio – Quarta-feira – 10h15

Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga
Público-alvo - Escolas Secundárias.

SESSÃO DA MANHÃ

CO2 OU TU?
(1 min)
Realização: Tama Gempton (Canadá, 2007)
SINOPSE» Com as mudanças climáticas a tornarem-se uma realidade, a fé da humanidade na tecnologia para resolver essas mudanças está a ser desafiada pela nossa incapacidade em desistir dessas mesmas tecnologias. Filmado na terra, em 2007, Co2 or you ? faz a pergunta
que em breve terá de ser respondida.
BICHO PRETO NASCE BRANCO (15 min)
SINOPSE » Voar é com os urubus. Quem nasceu primeiro o Avião ou o Urubu? Lixeiro Celeste. O feio e o belo se confunde. É uma questão de ponto de vista.
OS DETECTIVES DA ÁGUA (11’30 min)
PRÉMIO “VÍDEO NÃO PROFISSIONAL”
Realização: David Springbett (Canadá, 2007)
SINOPSE» Neste documentário, estudantes da 4.ª classe até ao 7º ano aprendem que esforços locais para a preservação podem ter resultados significativos. Esta lição é retirada
concretamente através da experiência da juventude de Matamoros, México, onde um severo corte na quantidade de água disponível levou a cidade a tomar a decisão de colocar as crianças locais a tentar alterar as atitudes e hábitos dos adultos.
ESTA ÁGUA QUE VOS DEIXO (16 min)
“PRÉMIO VÍDEO NÃO PROFISSIONAL MENÇÃO HONROSA”
SINOPSE » Quatro alunos da Escola sobem à Torre (Serra da Estrela) para seguir o percurso da água desde o ponto mais alto de Portugal Continental até ao Vale de Seia. Vão descobrir de onde vem a água que chega a nossas casas o que lhe acontece depois de utilizada por nós.
AS PESSOAS QUE VIVEM DO LIXO (7 min)
Realização: André Cywinski, João D. Gomez (Brasil, 2006)
SINOPSE» O guião é baseada numa redacção de um aluno de uma escola pública da Grande São Paulo/Brasil. O filme ilustra o funcionamento de uma cooperativa de materiais recicláveis, a importância da reciclagem e a transformação na vida de um ex-catador, hoje um cooperante.
MULTIPLICADORES (20 min)
Realização: Renato Carvalho (Brasil, 2006)
SINOPSE» A constante renovação e a permanente necessidade de se exprimir são as forças que fazem mover a sociedade. Este documentário fala da arte do graffiti.
TOTAL: 70 minutos

SESSÃO DA NOITE – 21H30
Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Público-alvo: todos os interessados.

A CAMPINA
(43 min)
Realização: Jan Haft (Alemanha, 2005)
SINOPSE » Todos a conhecemos, todos a adoramos – a campina de flores. Este oceano de cores e formas frágeis oferece uma casa, que é um verdadeiro paraíso para uma enorme
quantidade de animais. Alguns vivem debaixo do solo, outros na relva, e ainda, outros na colorida “abóboda”. Este filme mostra o desenvolvimento de uma campina, desde a idade do gelo até hoje.
FITA DE AREIA (26’30 min)
Realização: John Grabowska (E.U.A, 2007)
Sinopse » Uma exaltação e uma elegia, Ribbon of Sand retrata uma fuga no Atlântico e nos Outer Banks, ilhas destinadas a desaparecer.
Em inglês.
A MINHA VIDA AOS 40 (7 min)
SINOPSE » Ainda não tenho 40 anos mas penso muito além. Uma colaboração especial entre o realizador, de 12 anos, e o seu eu de 34, ambos a ansiar um futuro glorioso, aos 40, como herói da conservação e dono de um Lamborghini. Feito com 6 anos de antecipação!
Em inglês.
NA PELE DELES (22 min)
Grande prémio da juventude CINEECO 2007
Realização: Malherbe Arnaud (França, 2007)
SINOPSE » Joseph, um estafeta, substitui Michel, um executivo que morreu, à sua frente, num acidente. Ele vive no seu apartamento, veste as suas roupas e trabalha no seu escritório.
Estranhamente ninguém parece notar a diferença.
Legendas em inglês
TOTAL: 98 minutos

Dia 29 de Maio – Quarta-feira – 10h15

Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga

Público-alvo - Escolas Secundárias.

SESSÃO DA MANHÃ

AQUECIMENTO GLOBAL/GUERRA GLOBAL/GLOBAL WARMING
(12 min)
Filme de animação
Realização: Kathrin Gnorski (Alemanha, 2007)
SINOPSE» Uma discussão absurda debaixo de um sol abrasador: dois homens de neve
discutem debaixo do sol sem se aperceberem que o sol é o seu maior inimigo.
CARPA DIEM (2 minutos)
Menção honrosa pelo Júri “CINE’ECO em movimento”
Realização: Sérgio Cannella (Itália, 2006)
SINOPSE: Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para um peixe (uma carpa) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de
banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que se pode vir a tornar numa tragédia.
TIROL – TERRA DA ÁGUA (7’46 min)
Realização: Johannes Koeck e Georg Riha (Áustria, 2006)
SINOPSE » Este pequeno filme é dedicado à beleza e ao tesouro que é a água no cenário impressionante das montanhas do Tirol: glaciares, quedas de água, lagoas e rios reflectem a magia fascinante deste elemento precioso e vital correndo através do “coração dos
Alpes”
OS CAMPOS DE DEMÉTER – AS ESTAÇÕES DE ANO NA PAISAGEM EUROPEIA
DA CULTURA / FIELDS OF DEMETER – SEASONS IN THE EUROPEAN LANDSCAPE OF
CULTURE
(47 min)
Prémio "Cine´Eco em movimento" e Prémio Educação Ambiental
Realização: Knut Krzywinski. (Noruega, 2007)
SINOPSE » A deusa grega Deméter deu a agricultura à humanidade. Desde então ela tem dado sucessivas novas formas à natureza.
“Campos de Deméter” é uma viagem através da paisagem europeia, visível e invisível. Com o poder da águia xamã, duas jovens conhecem a história, diversidade e mitos dos povos que trabalham sensatamente a terra.
Legendado em português
TOTAL: 69 minutos

SESSÃO DA NOITE – 21H30

Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Público-alvo: todos os interessados.

CO2 OU TU?
(1 min)
Realização: Tama Gempton (Canadá, 2007)
SINOPSE» Com as mudanças climáticas a tornarem-se uma realidade, a fé da humanidade na tecnologia para resolver essas mudanças está a ser desafiada pela nossa incapacidade em desistir dessas mesmas tecnologias. Filmado na terra, em 2007, Co2 or you ? faz a pergunta
que em breve terá de ser respondida.
"ENCONTRO COM MILTON SANTOS" (89 min)
Grande prémio do Ambiente 2007 e Prémio de Intervenção do Júri da Juventude
Realização: Silvio Tendler (Brasil, 2006)
SINOPSE» Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas.
Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as “novas técnicas” e “os de baixo” podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade.
TOTAL: 90 minutos

Dia 30 de Maio – Quarta-feira – 10h15

Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga

SESSÃO DA MANHÃ

Público-alvo - Escolas Secundárias.
SEMPRE COCA-COLA (29 min)
Realização: Inge Altemeier, Reinhard Hornung (Alemanha, 2006);
XINGU – A TERRA AMEAÇADA (16 min)
Realização: Washington Novaes (Brasil, 2007)
SINOPSE » Em 1984, o jornalista documentou 5 grupos do parque indígena do Xingu, na série “Xingu – a terra mágica”, exibida em 10 episódios. Em 2006, voltou e “redocumentou” as profundas transformações nos mesmos grupos. Exibidos na TV, juntamente com os de 1984.
TOTAL: 45 minutos

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

MESA REDONDA - À conversa com….. Lauro António:
Tema em debate – “ Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das
temáticas ambientais”
O cinema poderá apresentar-se como um importante instrumento pedagógico, pelo facto de criar um mundo de sons, de imagens e linguagens que nos proporcionam no seu conjunto a construção de histórias e personagens capazes de, em função de um determinado contexto, das vivências e da cultura dos espectadores, despertar determinadas emoções, proporcionando por vezes tomadas de consciência sobre os nossos valores, aguçando os nossos sentidos, e até mesmo, estimulando uma mudança de atitudes!

SESSÃO DA NOITE – 21H30

Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta

Público-alvo: todos os interessados.

MINISTRY MESSIAH
(3 min)
Filme de animação
Realização: Gints Apsits (Letónia, 2005)
SINOPSE» Um dia acordei do meu sonho mais profundo… e o meu sonho era realidade. Estou numa casa desconhecida. Os quartos não têm janelas, nem portas – como numa prisão. Nem têm paredes, nem tectos, nem chão – como no campo. Não há sítio algum para onde fugir, para me esconder… em meu redor o silêncio pré-menstrual… apenas o céu está mais próximo…
CARPA DIEM (2 minutos)
Menção honrosa pelo Júri “CINE’ECO em movimento”
Realização: Sérgio Cannella (Itália, 2006)
SINOPSE> Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para um peixe (uma carpa) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que se pode vir a tornar numa tragédia.
AINDA HÁ PASTORES (72 min)
Prémio Especial da Lusofonia – Cine Eco 2006
Realização: Jorge pelicano (Portugal, 2006);
SINOPSE» Há lugares que quase não existem. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar.Não há luz eléctrica, não corre água canalizada, muito menos estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela. Em tempos foi um autêntico santuário de pastores.
Com dezenas de famílias, milhares de cabeças de gado. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano. Hermínio. 27 anos, contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor? mas... ainda há pastores? As estórias dos Casais de Folgosinho guardam a resposta.
TOTAL: 77 minutos

ENCERRAMENTO DA EXTENSÃO DO CINE’ECO NA HORTA
MESA REDONDA - À conversa com….. Lauro António:
Tema em debate – “ Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das temáticas ambientais”
O cinema poderá apresentar-se como um importante instrumento pedagógico, pelo facto de criar um mundo de sons, de imagens e linguagens que nos proporcionam no seu conjunto a construção de histórias e personagens capazes de, em função de um determinado contexto, das vivências e da cultura dos espectadores, despertar determinadas emoções, proporcionando por vezes tomadas de consciência sobre os nossos valores, aguçando os nossos sentidos, e até mesmo, estimulando uma mudança de atitudes!

Apoios: Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e OMA - Observatório do Mar dos Açores

Observação de Aves - Fotos do fim de semana










segunda-feira, 5 de maio de 2008

Curso de Observação de Aves


Na Ecoteca do Faial, dias 10 e 11 de Maio.
Inscreva-se já!

Fruticultura Biológica






Workshop de Fruticultura Biológica

"O Director Regional do Ambiente considerou, na Horta, que a Agricultura Biológica “é uma mais-valia para os Açores, não só em termos de produção mas também ao nível da utilização adaptada dos diferentes tipos de solo”.
Frederico Cardigos, que falava na abertura de um workshop de quatro dias sobre fruticultura biológica, promovido pela Ecoteca do Faial, “é com extraordinário agrado que se vê que as culturas que foram iniciadas o ano passado, no âmbito de uma acção sobre horticultura biológica, continuam este ano”.
Segundo referiu, isto significa que da “enorme curiosidade inicial, as pessoas passaram depois à implementação das diferentes propostas que são feitas durante os cursos”.
Disse também que esta actividade, para além de ser cativante, é pelos seus praticantes como tendo bons resultados, já que os produtos “com origem na agricultura biológica têm outro valor nutritivo e sabor que, se calhar, já estava meio perdido com a industrialização recente da agricultura”.
Além do mais, concluiu o director regional, trata-se também de uma actividade “boa para o ambiente sob muitos pontos de vista”, seja por aumentar a diversidade, com a utilização de maior número de espécies, seja pelo relacionamento que tem com os solos, seja ainda pela inerente educação ambiental.
Ministrado por José Carlos Ferreira, da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), este workshop teve a participação de 25 agricultores e foi apoiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e pelo Observatório do Mar dos Açores.
Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar aos formandos conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam implementar uma produção frutícola em ambiente biológico.
Na ocasião, foram também entregues os certificados aos 20 formandos que, em Outubro do ano passado, participaram num workshop sobre horticultura biológica."