quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Energia no Colégio de Santo António

No âmbito das acções de Sensibilização Ambiental solicitadas à Ecoteca do Faial sobre a temática ENERGIA efectuou-se uma apresentação realizada especificamente estas faixas etárias a qual abordou conceitos básicos como: “Fontes de Energia” ; “História da Energia”; “Modos de produção da Energia Eléctrica: Renovável e não renovável”; “Combustíveis Fósseis”; “Efeito de Estufa” e “Formas de Poupar Energia”. Seguidamente visionou-se 2 filmes curta metragem relacionados com a temática em causa, procedeu-se ao “Jogo da Energia”.
Os alunos construíram pequenas ventoinhas e coloriram diversas fichas que continham conselhos sobre o uso racional de Energia, as quais foram afixadas pela escola.
As crianças receberam ainda um Manual de Actividades e um jogo feito pela Ecoteca para realizarem na escola e em casa!

Reutilização de resíduos

Os 49 alunos do 1º ciclo Colégio de Santo António frequentaram uma oficina de reutilização de resíduos no âmbito das actividades projectadas pelo Plano de Acção do programa da ABAE “Eco-escolas” , apoiadas e dinamizadas pela Ecoteca do Faial.A partir de caixas de ovos usadas, rolos de papel higiénico, paletes de fruta de supermercado, embalagens tetrapack, foram diversos os brinquedos construídos em que a imaginação esteve sempre presente.


Dia 25 de Fevereiro (2º ano)



Dia 26 de Fevereiro 2008 (1ºano)


Dia 27 de Fevereiro de 2008 (3 e 4ºano)



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Observação de Avifauna em Santa Maria


O Dia Mundial das Zonas Húmidas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Ecoteca de Santa Maria propôs-se a compilar uma colecção de fotografias de amadores, tiradas nos Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat, candidatos à classificação a Sítio RAMSAR ou Zona Húmida de Importância Internacional.
Após uma campanha para angariação de fotos, a Ecoteca reuniu 12 fotografias e mantêm-as expostas nas suas instalações desde o dia 02 de Fevereiro.

A afluência tem sido boa, e a exposição foi já visitada por 6 turmas do 2.º ciclo, através da disciplina de Ciências Naturais e por um grupo de utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena, que se propuseram a contar as viagens que lá fizeram e as pescarias que lá se faziam (antes de obter estatuto de protecção!). Estão agendadas ainda algumas visitas de turmas à exposição.

Os alunos que a visitam tomam conhecimento sobre o que é uma Zona Húmida, o que é a Convenção RAMSAR e porque é que os Ilhéus das Formigas e o Recife Dollabarat são candidatos a essa classificação. Visualizam ainda um video de imagens subaquáticas captadas nos ilhéus, gentilmente cedidas pelo OMA (Observatório do Mar dos Açores).
Ainda integrada na comemoração das Zonas Húmidas, a Ecoteca irá desenvolver uma saída de campo para observação de avifauna residente e migratória, uma vez que as zonas húmidas são de vital importância para estas espécies. A saída será coordenada por 2 técnicos da SPEA.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Energia na Ribeirinha

Dia 14 de Fevereiro, a Ecoteca do Faial, no âmbito do plano de actividades Eco-Escola, deslocou-se à EB1/JI da Ribeirinha, onde se fez uma apresentação sobre a história da Energia.

Falou-se sobre as Energias Renováveis, as consequências do uso dos combustíveis fósseis. Fez-se um jogo sobre as boas e más práticas do uso da Energia e construiram-se ventoínhas para as crianças perceberem o funcionamento da energia eólica, ainda pintaram fichas com frases sobre o uso racional da Energia para afixarem na escola e, para acabar, receberam um caderno de actividades que continha 15 fichas relacionadas com a Energia para trabalharem na escola ao longo do ano lectivo junto com um jogo.

Eco-Escolas/Hastear da Bandeira Verde - Colégio de Santo António


No passado dia 7 de Fevereiro, o Colégio de Santo António e o Jardim de Infância de Santo António, içaram a sua Bandeira Verde.
A Bandeira Verde é o prémio recebido pelas Eco-Escolas que comprovam durante o ano, o seu trabalho a favor dum Ambiente Sustentável.
Seguindo uma metodologia constituída por sete passos: 1. conselho eco-escolas; 2. auditoria ambiental; 3. plano de acção; 4. monitorização/avaliação; 5. trabalho curricular; 6. divulgação à comunidade e; 7. eco-código, são abordados os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transporte. O tema principal é, mais uma vez, e pela importância que assume, as Alterações Climáticas.
Seguem-se os relatórios e as Eco-Escolas são avaliadas se cumpriram ou não o estabelecido. Em caso afirmativo (como o é, orgulhamo-nos de o dizer, com todas as nossas Eco-Escolas no Faial), ganham uma Bandeira Verde e procede-se à mencionada cerimónia.

Em 2008 participam no programa Eco-Escolas, as Escolas EB1/JI da Ribeirinha, Casa de Infância de Santo António, Colégio de Santo António, CAO - Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Horta, EB1,2 António José de Ávila, Escola Profissional da Horta e Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Carnaval Veredas

Os jovens do Projecto Veredas, no dia 1 de Fevereiro, fizeram a sua própria festa de Carnaval e organizaram um desfile com direito a prémios.

A Ecoteca do Faial foi convidada a pertencer ao juri e podemos dizer que foi uma decisão muito difícil, pois estavam todos muito bem fantasiados!

Seminário Eco-Escolas 2008

Aconteceu na ilha Terceira a 24, 25 e 26 de Janeiro, o VII Seminário Regional Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente 2008.
O encontro destinou-se aos professores coordenadores dos programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, aos técnicos municipais, que nos respectivos departamentos de Educação ou de Ambiente apoiam as escolas, e a todos os profissionais ligados à Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
A ordem de trabalhos incluiu uma palestra sobre os dois programas que dão nome ao seminário e ainda várias comunicações sobre as temáticas da água, resíduos, energia e alterações climáticas.
O programa incluiu igualmente ateliers de carácter prático nas áreas do jornalismo, expressão plástica e dramática, exploração de espaços culturais como locais de Educação Ambiental e associativismo juvenil em ambiente, onde os participantes puderam adquirir ferramentas para aplicar no seu dia-a-dia como agentes de educação ambiental.
A promoção deste evento surgiu com a intenção do Governo dos Açores de que a reunião constitua um ponto de encontro e de partilha de experiências para todos os participantes, os quais, na qualidade de intervenientes activos na formação cívica e ambiental das gerações mais jovens, poderão depois transportar consigo os conhecimentos adquiridos e potenciar um efeito multiplicador nos meios em que se inserem, dando assim o seu contributo para uma sociedade ambientalmente mais responsável.

Dia Mundial das Zonas Húmidas 2008

Os jovens do Projecto Veredas no Jardim Botânico do Faial:




Dia Mundial das Zonas Húmidas




O que é o Dia Mundial de Zonas Húmidas?


Nos finais de Outubro de 1996, na 19ª reunião do Comité Permanente da Convenção de Ramsar, o dia 2 de Fevereiro foi oficialmente instituído como o Dia Mundial das Zonas Húmidas (DMZH). Esta data coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar), a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, nas margens do Mar Cáspio.


O Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, realizarem grandes ou pequenas, mas significativas, acções no sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas húmidas, particularmente das Zonas Húmidas de Importância Internacional (inscritas na lista da Convenção sobre Zonas Húmidas).


Em Portugal, este dia tem vindo a ser comemorado anualmente, desde 1997, e em quase todos os países inscritos na Convenção. Podem-se escolher acções subordinadas a um tema específico, proposto pelo secretariado da convenção e diferente todos os anos. Já foram abordados noutros anos a água como elemento estruturante destes ecossistemas, a importância do envolvimento da populações locais na conservação das Zonas Húmidas, o valor do património cultural presente e a diversidade biológica que as zonas húmidas suportam. Estas acções incluem percursos pedestres para observação de aves, viagens de barco, jogos ambientais, distribuição de folhetos, apresentações multimédia, etc.


Este ano no Faial, preparámos a actividade com o Projecto Veredas, participando jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.
Fez-se uma apresentação no Jardim Botânico do Faial, onde se introduziu o tema e a importância das Zonas Húmidas, realçando o importante papel das Turfeiras dos Açores, incidindo em particular nas Gramíneas que se podem observar na Caldeira e do Sphagnum, espécie também comum em locais muito húmidos.
Visionou-se o filme do Jardim Botânico, onde também se falava das Zonas Húmidas, em particular dos Charcos de Pedro Miguel, seguindo-se uma sessão de esclarecimento, onde cada um falou das suas experiências. Depois entregou-se aos jovens um folheto (fotos abaixo) e fez-se uma visita guiada no próprio Jardim Botânico, à zona húmida criada nesse local e onde pudemos observar o Trevo de quatro folhas (Marsilea azorica, Espécie protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats) e o Sphagnum, muito comum em Pedro Miguel e Caldeira do Faial.
Os jovens entenderam, pelo exemplo prático, que as turfeiras de Sphagnum conseguem absorver e reter muita água, mantendo o solo hidratado. As plantas deste género têm uma elevada capacidade de armazenar água (podem suportar até 20 vezes o seu peso seco) devido à estrutura peculiar da sua folha, permitindo a capacidade de manter húmidos os solos mal drenados, e criando assim, mais biodiversidade devido às propriedades que possuem.
Terminámos a visita com uma infusão nas instalações novas do Jardim Botânico, onde, em ambiente relaxado de conversa, se percepcionou que os jovens entenderam a mensagem.

Exposição: Tesouros Profundos do Oceano Atlântico


O IMAR/DOP no âmbito do projecto PESCPROF - Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro-Oriental, elaborou uma exposição itinerante acompanhada de actividades de divulgação e educação ambiental, dirigidas à comunidade educativa e ao público em geral.

A exposição conta com o apoio do Centro do Mar e as actividades de educação ambiental terão o apoio da Ecoteca do Faial.

Esta exposição pode ser visitada no Centro do Mar - (Antiga Fábrica da Baleia), de 15 de Janeiro a 9 de Fevereiro de Segunda a Sexta das 16:00 às 19:00 e aos Sábados das 10:00 às 17:00.

Turmas escolares e grupos organizados poderão beneficiar de visitas guiadas durante todo o dia, para isso necessitando de marcação prévia através do Nº de tel. 292 200 454.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Entrega dos diplomas do Curso de Cerâmica

No passado dia 31 de Janeiro houve na Ecoteca do Faial, a entrega dos diplomas aos participantes do Curso de Cerâmica, edição de 2007 e que constou de 2 cursos, um para crianças e um para adultos.

Relembramos que os cursos foram dados pela formadora Cecília Ribeiro, os cursos organizados pela comissária Drª Ágata Biga e financiados pela Câmara Municipal da Horta com o apoio da Ecoteca do Faial.

2008

Começou um novo ano e com ele novas actividades e novos projectos!
As Ecotecas existem em todas as ilhas e podem ser contactadas para parcerias ou apoios em actividades relacionadas com a Educação Ambiental/Cidadania. Mais do que centros de recursos ambientais abertos ao grande público e escolas, as Ecotecas estão fortemente envolvidas no seu contexto social, participando pró-activamente em questões pertinentes da nossa actualidade e sensibilizando para uma cidadania mais verde.
Poderá encontrar mais informação sobre nós em:
e mais sobre a Ecoteca do Faial, onde também encontrará os contactos dos colegas, em:
Pedimos desculpa aos nossos leitores pelos nossos muitos atrasos nas publicações das actividades, mas nem sempre nos é possível actualizar o blog de imediato.

Dezembro em Festa: Atelier “EcoNatal”


A Ecoteca do Faial a convite da Câmara Municipal da Horta realizou dois ateliers intitulados “EcoNatal” na Tenda dos Traquinas do programa da referida autarquia “Dezembro em Festa”. Devido às más condições meteorológicas no dia 18 de Dezembro o 1º atelier teve de ser realizado na Ecoteca do Faial. Os dois ateliers, realizados a 18 e 19 de Dezembro, consistiram no reaproveitamento de resíduos para construção de materiais decorativos típicos desta época, procurou-se chamar a tenção para a quantidade de resíduos produzidos nesta época de elevado consumismo alertando-se para a necessidade de adoptar a politica dos 3 R´s nesta altura, mostrou-se que é possível reutilizar os resíduos para fazer decorações natalícias muito engraçadas e com boa qualidade.
Estes ateliers destinaram-se a crianças dos 5 aos 14 anos de idades, tendo um limite de 14 participantes. Nos dois dias participaram um total de 28 crianças dos 5 aos 12 anos de idade.


Atelier “Origami - Motivos de Natal” a 17.12.2007


Ainda inserido na rúbrica Dezembro em Festa, a Ecoteca do Faial convidou a formadora JacyCarla Pinto do Pico para fazer uma oficina de Origami com motivos de Natal para crianças dos 8 aos 15 anos no dia 17 de Dezembro de 2007. Apesar do mau tempo que estava neste dia, a oficina decorreu normalmente, com uns meninos mais entusiasmados que outros devido ao frio que se fazia sentir na tenda.

Oficina de Reciclagem Recreativa a 01.12.2007

Depois da formação que tivemos em Ponta Delgada de Reciclagem Recreativa, a Ecoteca do Faial investiu nos equipamentos necessários e começou a disponibilizar estes meios para uso diário das crianças que nos visitam. No entanto, fez-se uma sessão para adultos dedicada a professores, educadores, monitores e pais que correu muito bem. Além destes terem tirado muitas ideias, saíram da Ecoteca satisfeitos por uma tarde bem passada em convívio ecológico.