quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Oficina de Reciclagem Recreativa


Resumo:


A Oficina de Reciclagem é motivada pelos processos criativos e uso da imaginação, essenciais ao desenvolvimento humano, e aliados ao aproveitamento de resíduos sólidos de plástico, resultantes do uso doméstico diário. Resultam da oficina bonecos, brinquedos, utilidades, entre muitas outras coisas, num processo de reutilização e/ou de relativa Reciclagem.
Esta actividade visa proporcionar experiências e desenvolver o uso da criatividade na área da expressão plástica, valorizando o tempo livre através de situações de aprendizagem sobre boas práticas ambientais e desenvolvimento espontâneo e mediado; desenvolver a criatividade pura e a criatividade aplicada, o saber olhar, a atenção ao todo e às partes, desestruturando e voltando a estruturar de forma nova, acordando a capacidade de inovar e de resolver questões novas.
Dia 1 de Dezembro pelas 14 horas na Ecoteca do Faial.
Destina-se a pais, professores e formadores mediante inscrição.
Oficina limitada a 10 pessoas.
Os participantes deverão trazer alguns resíduos de plástico.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

COASTWATCH




O Coastwatch é um programa organizado pelo GEOTA e que pretende fazer a monitorização da orla costeira e, se os coordenadores assim o entenderem, podem também organizar acções de Educação e Sensibilização Ambiental e também limpezas.

Este ano, a Ecoteca do Faial e o OMA aderiu ao programa ficando como coordenadora de 10 dos 13 blocos existentes na Ilha do Faial e convidou várias entidades e escolas da Ilha a participarem. Temos como parceiros o Clube do Mar da EBI 2/3 da Horta, o Clube Naval da Horta, a empresa Faial Terra e Mar, os alunos do DOP de Biologia Marinha do 4º ano e os jovens do Projecto Veredas/Programa Escolhas.

No dia 14 de Novembro, tivémos a nossa primeira saída para o terreno que serviu também o nosso propósito de comemorar o Dia Nacional do Mar. Fomos com os 23 alunos de 10 e 11 anos que pertencem ao Clube do Mar e com o seu professor Carlos Vieira. Coube-lhes o bloco 12 que cobria a Praia dos Ingleses, a Praia e Porto de Pedro Miguel e ainda a Boca da Ribeira na Ribeirinha.
Optámos por separar os meninos em 4 grupos, indo com cada grupo, um adulto.
Primeiro juntámo-nos a preencher o inquérito mandado pelo GEOTA de forma a que as crianças entendessem o que se lhes pedia. Depois fomos fazendo pesquisa, identificando espécies, recolhendo pequenos lixos e fazendo a triagem.
A Ecoteca disponibilizou luvas, sacos de lixo e o transporte para as crianças.
Agradecemos à APADIF, Projecto Veredas, pela cedência de uma carrinha.
Todos gostámos muito da experiência!
Se quiser participar no Coastwatch, contacte-nos.

Comemorações do Dia Nacional do Mar

No dia 16 deste mês de Novembro, comemorou-se o DIA NACIONAL DO MAR.
Para assinalar este dia, a Ecoteca junto com o OMA e com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, convidou o investigador do DOP, Dr. Telmo Morato, para nos falar sobre PESCAS SUSTENTÀVEIS, no Centro do Mar. A palestra decorreu durante hora e meia, tendo sido, no nosso entender, bastante esclarecedora.
O Dr. Telmo Morato demonstrou ao público que assistiu, através de dados estatísticos, que a maior causa da insustentabilidade dos nossos mares não é a poluição, como todos tendemos a pensar, mas sim as próprias actividades piscatórias que se não forem regulamentadas e fiscalizadas, serão num futuro próximo um problema.
Após a comunicação do Dr. Telmo Morato, seguiu-se a sessão de Posters de Ciências do Mar, pelos alunos do 4º ano de licenciatura em Biologia Marinha e que poderá ser vista durante 2 semanas no Centro do Mar.

A Ecoteca aproveita a ocasião para agradecer a disponibilidade do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores em colaborar nas acções de Educação e Sensibilização Ambiental, bem como em facilitar-nos material científico usado para os mesmos fins.

Teatro: Cagarros e Aterações Climáticas

No dia 12 de Novembro e para finalizar as actividades de sensibilização ambiental promovidas pela Ecoteca do Faial no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2007, a Ecoteca convidou o Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia da Horta e a EBI de Castelo Branco a apresentar as peças de teatro que ambas as instituições elaboraram sobre as problemáticas ambientais e abrangidas pelo Programa Eco-Escolas, uma das quais é dedicada ao Cagarro, ave marinha ameaçada. A peça de Castelo Branco foi apresentada no ano passado e o teatro de Fantoches do CAO foi estreado no dia “Eco-Escolas” na Santa Casa de Misericórdia, mas nós, Ecoteca, achámos que ambas as peças tinham muita qualidade e que mereciam ser vistas novamente. Portanto, convidámos as instituições a realizarem uma troca de teatros e as responsáveis pela elaboração dos mesmos, Professora Inês Vargas e a Doutora Flora do Carmo, aceitaram de bom grado. Estas duas peças merecem toda a nossa atenção porque para além de resultarem do trabalho das crianças, abordam os temas ambientais de forma didáctica e divertida. Este tipo de actividade é uma forma muito válida das crianças/jovens abordarem e discutirem estes temas, porque só ao conhecerem e se interessarem pelo ambiente é que o podem respeitar e divulgar entre os pais e na sua própria comunidade.
Um pouco mais tarde assistiram à libertação de um Cagarro juvenil que foi retirado das estradas. A ave libertada foi pesada e anilhada pelo DOP (para estudos científicos e estatísticos) e seguirá viagem através do Oceano Atlântico, para Sul, e para junto de outras colónias de aves da mesma espécie.
Espera-se que regresse ao nosso Arquipélago passados cerca de 7 anos (altura em que atingirá a maturidade sexual) para acasalar e nidificar, uma vez que 75% das aves da subespécie Calonectris Diomedea Borealis escolhe o Arquipélago dos Açores.

É de relembrar que ambas as escolas já foram galardoadas com a bandeira verde da ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa, pelo programa de âmbito internacional Eco-Escolas, programa este que presenteia a preocupação e o bom desempenho ambiental das instituições ou escolas.

Oficinas de Conto Infantil





No dia 26 de Outubro, a Ecoteca trouxe para algumas sessões de conto, aos jardins-de-infância e ATLs do Faial, o contador de histórias, Filipe Lopes.
Fez-se sensibilização ambiental sobre o Cagarro através de oficinas de Conto Infantil com o contador de historias e co-autor do livro “ a História do Zeca Garro” sobre a história do cagarro Zeca e a sua namorada – Jessica.
O autor aproveitou para introduzir mais 2 histórias ligadas ao respeito pelo meio ambiente. No final da sessão, as crianças prometeram desenhar a história do Cagarro chamado Zeca e despediram-se com o alegre cantar de um cagarro.
A Ecoteca do Faial ofereceu a todas as escolas o Livro “A história do Zeca Garro” com a promessa da professora voltar a ler-lhes este conto.
Estivemos no Jardim-de-infância “O Castelinho” (36 crianças dos 4 e 5 anos);
Jardim-de-infância da escola EB1/JI de Castelo Branco (34 crianças de 3,4 e 5 anos);
Jardim-de-infância do Salão da escola EB1/JI do Salão (11 crianças de 3,4 e 5 anos)
Jardim-de-infância da freguesia da escola EB1/JI da Ribeirinha (5 crianças de 3,4 e 5 anos)
ATL “Arco Íris” da APADIF ( 28 crianças dos 3 aos 12 anos de idade)
Participaram no total, 114 Crianças 11 Adultos.
A leitura e exploração da história do Zeca Garro foi a forma escolhida pela Ecoteca do Faial para abordar esta temática junto das classes escolares mais jovens, escolhendo para o efeito um profissional com larga experiência em contar histórias pelo país, ainda mais tendo sido autor da obra. As crianças mostraram-se interessadas e entusiasmadas com as histórias que ouviram e prometeram ajudar os cagarros.
Aproveitamos para informá-lo que se quiser adquirir o livro do Zeca, uma excelente prenda para as crianças da sua família neste Natal, pode contactar-nos para o 292 392 389 ou pelo email ecoteca.faial@azores.gov.pt ou ainda, dirigir-se ao Centro do Mar.

Largada de Cagarros





No dia 2 e 5 de Novembro no Centro do Mar e Praia de Porto Pim tivemos outra largada de Cagarros mas desta vez com os alunos que frequentam o Colégio de Santo António.
Falou-se sobre o Modo de vida do Cagarro e a importância de protecção dos locais de nidificação desta ave marinha e de seguida houve a libertação das aves anilhadas pela bióloga do DOP.
No dia 2 de Novembro participaram 24 alunos (dos 6 aos 10 anos), 1 professora, 1 ajudante de anilhagem do DOP- Mário Laranjo e a bióloga da equipa de anilhagem de aves do DOP - a Dra. Patrícia Pedro.
No dia 5 de Novembro participaram 24 alunos (dos 6 aos 10 anos), 1 professora, 1 ajudante de anilhagem do DOP- Mário Laranjo e a bióloga da equipa de anilhagem de aves do DOP - Dra. Patrícia Pedro

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Campanha SOS Cagarro 2007

Largada de Cagarros
No dia 24 de Outubro, houve um diálogo interactivo com os alunos que frequentam o Clube do Mar da Escola Básica Integrada da Horta sobre o Modo de vida do Cagarro e importância de protecção dos locais de nidificação desta ave marinha, seguida da libertação das aves anilhadas pela bióloga do DOP.
Participaram 24 Alunos (dos 10 aos 12 anos), 1 Professor, 1 Vigilante da Natureza, 4 Funcionários do OMA, 1 Bióloga da Equipa de Anilhagem de Aves do DOP e 12 Alunos do 4º ano da licenciatura de Biologia Marinha e Pescas da Universidade dos Açores. Assistiram 43 pessoas a esta actividade de sensibilização ambiental.
As crianças que frequentam o Clube do Mar EBI da HORTA mostraram possuir conhecimentos e curiosidade sobre esta ave. Foi com grande entusiasmo e alegria que soltaram os 24 cagarros e que lhes seguiram a rota. Mostraram sempre respeito e amizade por estes animais e prometeram voltar com os pais para se juntarem às brigadas nocturnas de salvamento de Cagarros.
Os objectivos que eram as crianças conhecerem e respeitarem esta ave marinha foram totalmente atingidos. Por sua vez, os alunos do 4º ano da licenciatura de biologia marinha também tiveram uma oportunidade de contactar com as crianças e participar numa acção de Educação Ambiental, transmitindo também os seus conhecimentos e experiência aos mais novos.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Dia Mundial da Alimentação
















A Ecoteca de Santa Maria celebrou o Dia Mundial da Alimentação com duas actividades distintas.
Nos dias 16 e 17 realizaram-se ateliers de confecção de compota a partir de produtos biológicos, alguns deles provenientes da horta da Ecoteca, semeados e plantados por algumas das crianças presentes. No total estiveram na Ecoteca 20 crianças, que aprenderam que os alimentos provenientes da agricultura biológica contribuem para uma alimentação mais saudável.
Nos dias 18 e 23 visitaram a Ecoteca 2 turmas do 8.º ano de escolaridade, dispostos a compreender melhor a relação entre a agricultura biológica e a alimentação saudável. As técnicas dinamizaram um jogo grupal, uma apresentação e pretendiam dinamizar actividades na horta, para que os participantes adquirissem conhecimentos sobre a agricultura biológica. Contudo as condições climatéricas não o permitiram.