quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Passeio pedestre: Pedreira do Campo - Praia Formosa












A Ecoteca de Santa Maria dinamizou mais um dos seus passeios pedestres: Pedreira do Campo - Praia Formosa, no passado dia 24 de Agosto, desta vez incorporado no programa do Festival Maré de Agosto 2007.
O percurso foi efectuado em duas zonas protegidas: Monumento Regional da Pedreira do Campo e a Reserva Natural da Baía da Praia Formosa.
A riqueza deste trilho consiste na observação in loco de formações geológicas únicas nos Açores, como por exemplo: fósseis marinhos; pillow-lavas (ou lavas em almofada) e formações calcárias.
O passeio teve a duração de 3h30 minutos e contou com a presença de 25 participantes.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Atelier de Origami: Animais Aquáticos

De 27 a 31 de Agosto de 2007 vai acontecer na Ecoteca do Faial um Atelier de Origami com a temática Animais Aquáticos.


Este Atelier destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade funcionando mediante inscrição prévia (gratuita) para o e-mail: ecoteca.faial@azores.gov.pt ou Telefone/Fax: 292 392 389.


O Atelier terá lugar entre as 14h30 e as 17h00 na Ecoteca do Faial (Castelo de São Sebastião).


segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Passeio Pedestre Maia - Santo Espirito












No dia 17 de Agosto, a Ecoteca de Santa Maria, realizou mais um dos seus passeios pedestres.
O percurso Maia -Santo Espírito, decorreu ao longo de 3h30m e contou com a presença de trinta e três participantes.
Este trilho teve início no farol da Maia, e terminou na Igreja de Santo Espírito. Ao longo do mesmo, foi possível observar a flora e fauna endémica, património histórico, belíssimas paisagens à beira-mar e ainda duas zonas protegidas como: o sítio de interesse comunitário da Ponta do Castelo e a Baía de Reserva Natural da Maia.
No final deste percurso, houve ainda um jantar de convívio entre os participantes.

Oficinas do Ambiente e Mar

As oficinas do “Ambiente e do Mar” encontraram-se inseridas na programação das festas da “Semana do Mar 2007” .
As actividades realizadas no 1º dia, 6 de Agosto consistiram na reciclagem e moldagem da pasta de papel para construção de diversos animais inspirados na vida marinha. Com as folhas de papel reciclado elaboradas pelas crianças foi construído um bloco de notas. Durante esta actividade dialogou-se sobre a História do Papel, o seu Ciclo de vida e a importância da sua reciclagem.

No 2º dia abordou-se a problemática dos resíduos e explicou-se a importância do da sua reutilização/ reaproveitamento no nosso dia-a-dia, tendo-se construído animais marinhos com resíduos. Salientou-se as características da fauna marinha com estatuto especial de protecção, nomeadamente, as aves marinhas como o Cagarro e Garajaus, os cetáceos, as tartarugas e claro, os peixes.

O 3º dia a Ecoteca recebeu a visita especial dos meninos do CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) do Faial e da Madalena do Pico, os quais assistiram a um teatro de fantoches sobre “Alterações Climáticas”, realizado pelo CAO do Faial, e realizaram um jogo de Ambiente intitulado “A Caça aos resíduos”, tiveram que descobrir as fichas com desenhos de resíduos escondidas no Castelo de São Sebastião (Ecoteca) e colocá-las no seu sitio correcto (Ecoponto, Pilhão, Compostor ou Contentor do Lixo). Porvolta das 16 horas lanchou-se. Este dia das oficinas do Ambiente e do Mar dia 8 de Agosto, funcionou apenas com estes adultos com necessidades especiais, uma vez, que se tratavam de um número elevado de participantes, os quais exigiam uma atenção diferente.

Os últimos dois dias das oficinas foram destinados à continuação da reutilização de resíduos (motivos marinhos) e a jogos do Ambiente ao ar livre com os mais novos, que consistiram em variados jogos com questões sobre a dura duração do lixo no mar e, das consequências do seu abandono, não só para o ambiente mas também, para o homem e para os animais que o habitam.

Ao longo das oficinas o Forno solar da Ecoteca esteve a trabalhar, aproveitando-se para explicar um pouco sobre as utilidades da luz solar e importância de se aproveitar as energias renováveis.






Esculturas na Areia

A construção de Esculturas na Areia é uma rubrica que se encontra inserida no programa de actividades culturais e ambientais: “Viva o Verão”da Ecoteca do Faial em parceria com a Câmara Municipal da Horta e, também na programação da "Semana do Mar 2007".
Os principais objectivos desta actividade foram procurar manter as crianças, na época de férias, em contacto com a natureza, nomedamente com a areia e o mar, aproveitando para sensibilizar-las para a flora marinha e a importância da conservação do "nosso" mar.
As crianças increveram-se em grupo e/ou individualmente. e receberam prémios, pelo como forma de incentivo e para compensar o seu esforço e aplicação na escultura.


Ao 1º lugar foi atribuído um papagaio, ao 2º uma t-shirt e porta-chaves e aos 3º classificado um boné, os quais foram fornecidos pela Secretaria regional do Ambiente e do Mar.



quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Alteração do Percurso Pedestre


A Ecoteca de Santa Maria informa que o passeio pedestre Farrapelha/ Fajãzinha, calendarizado para 17 de Agosto foi cancelado, pois este encontra-se interdito.
Em alternativa, nesta data a Ecoteca dinamizará o percurso Maia /Santo Espírito agendado inicialmente para dia 31.
Consequentemente, o passeio do dia 31 encontra-se ainda por definir.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

2.º Passeio Pedestre (St.ª Bárbara - Sol Nascente)







Na manhã do dia 10 de Agosto, a Ecoteca de Santa Maria dinamizou o segundo de uma série de passeios pedestres a realizar ao longo do mês de Agosto. O trilho Santa Bárbara – Sol Nascente circunda a freguesia de Santa Bárbara ao longo de aproximadamente 9 km. O grupo de 27 pessoas, tanto residentes, como visitantes, percorreram-no em 4 horas e puderam assim usufruir de belíssimas paisagens, bem como observar flora endémica, avifauna, a casa típica mariense e outras particularidades.