sexta-feira, 27 de julho de 2007

Decoração de Cinzeiros de Praia








Durante o mês de Julho a Ecoteca de Santa Maria dinamizou os ateliers de praia nas quatro zonas balneares da ilha. Estes consistiram na decoração de cinzeiros de praia.
Estas actividades contaram com a colaboração das crianças que se encontravam nestas zonas balneares, estando a decoração de acordo com o seu gosto, creatividade e imaginação.
Com o desenvolvimento destes ateliers pretendeu-se sensibilizar a população fumadora a manter as praias limpas e relembrar a toda a população que as praias são de todos nós!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Passeios pedestres em Santa Maria




quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mostra e Concurso de Produtos Hortícolas Tradicionais

Considerando a necessidade de dinamizar actividades de promoção da pequena agricultura hortícola, em articulação com os pequenos produtores locais, e integradas na edição de 2007 da Programação da Semana do Mar, a Ecoteca do Faial promove, através do OMA e com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, um Concurso de Mostra de Produtos Hortícolas locais a realizar no dia 4 de Agosto de 2007 pelas 14 horas no Castelo de S. Sebastião (Ecoteca).

As inscrições poderão ser efectuadas mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição até ao dia 20 de Julho de 2007 na Ecoteca do Faial (no Castelo de S. Sebastião), pelo telefone/fax: 292392389 ou email ecoteca.faial@azores.gov.pt, pode também deixar-nos (no espaço de comentário deste blog), o seu email e enviamos-lhe o regulamento.

Se pratica horticultura de grande, média ou pequena dimensão ou se apenas tem algumas espécies no seu quintal, concorra! Temos bons prémios para si e muitas surpresas.

WORKSHOP DE FLORA MARIENSE




























No dia 30 de Junho a Ecoteca de Santa Maria dinamizou um workshop de Flora Mariense. A actividade surgiu a partir de um convite da Câmara Municipal de Vila do Porto, que se responsabilizou pela sua organização. O workshop foi composto por duas partes distintas: de manhã, os participantes concentraram-se no Salão Nobre da CMVP para adquirir conhecimentos sobre a flora mariense, nomeadamente conceitos de plantas endémicas, indígenas, exóticas e invasoras, assim como alguns espécimes de cada.
Familiarizados com os termos e com algumas das imagens visualizadas em mente, propuseram-se à tarde a um passeio pedestre com o objectivo de observar flora. O passeio foi dirigido pelo Vigilante da Natureza, Jaime Bairos, teve início no Pico Alto e prolongou-se por aproximadamente 10 km até ao Paul, na freguesia de São Pedro, passando pelo Barreiro da Faneca, Paisagem Protegida de Interesse Regional
À actividade aderiram 25 pessoas, incluindo um grupo de 8 escuteiros. Todos receberam impermeáveis e panamás oferecidos pela SRAM, que felizmente não foram necessários!