quinta-feira, 24 de maio de 2007

Limpeza ao Fundo do Porto da Horta




O Clube Naval da Horta, representado pela sua Secção de Mergulho, promoveu uma Limpeza ao Fundo do Porto da Horta no passado dia 12 de Maio e integrado nas comemorações do Dia da Marinha.
Para esta actividade, o Clube Naval da Horta pediu colaboração à Ecoteca do Faial para coordenar a equipa de terra que era composta pela turma de Turismo da Escola Profissional da Horta, professores voluntários da Escola Básica Integrada, os alunos do Clube do Mar da Escola Básica Integrada, a equipa feminina de Remo do CNH e alguns curiosos que passeavam pelo local e aderiram à actividade.
Esta pluralidade tratava de receber os resíduos que os mergulhadores e apneístas traziam do mar, depositando-os junto à lota do porto, onde eram feitas contagens e pesagens para fins estatísticos pela Drª Paula Lourinho do OMA - Observatório do Mar dos Açores.
Só em pneus tínhamos 76 de todos os géneros e tamanhos encontrados numa pequena faixa de mar no Porto. Estatísticas para outro post!

Discurso Severn Suzuki

terça-feira, 22 de maio de 2007

Visita de Estudo ETAR de Vila do Porto



































































































A Ecoteca de Santa Maria organizou para uma turma de Biologia de 12.º ano da Escola 2,3/S Bento Rodrigues, uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vila do Porto. Uma vez que consta do programa da disciplina o estudo de gestão de resíduos e águas residuais, foi pertinente ouvir atentamente as explicações da Eng.ª Ana Cristina Gago da Câmara, técnica de Ambiente da Câmara Municipal de Vila do Porto, sobre o funcionameto da ETAR. Os alunos observaram todas as fases do processo: entrada da água residual, gradagem mecânica, tanques de arejamento, separação de lamas, desinfeção e armazenamento de água, silo de lamas e desidratação das lamas. Ouve ainda oportunidade para colher água à entrada da ETAR e à saída do processo para, no dia seguinte analisar em sala, sob orientação das técnicas da Ecoteca, a qualidade das amostras. A Ecoteca agradece à Câmara Municipal de Vila do Porto todo o apoio prestado para o sucesso das actividades.

Eco-Duatlo do Ambiente 2007


*Clique para aumentar a imagem e... PARTICIPE nesta actividade Pró-Ambiente!

Inscrições na ECOTECA DO FAIAL T/F: 292 392 389 ecoteca.faial@azores.gov.pt

Visita de Estudo à Jazida Fóssil "Pedra-que-Pica"





























































































Um grupo de alunos do 12º ano da disciplina de Área de Projecto, da Escola 2,3/S Bento Rodrigues, pediu apoio à Ecoteca de Santa Maria para a concretização do seu projecto: uma visita virtual, em formato CD-Rom, à ilha de Santa Maria. Tendo em conta que um dos temas deste projecto é a Geologia da ilha, a Ecoteca organizou no dia 16 Maio, uma visita de estudo à Jazida Fóssil, comummente designada Pedra-que-Pica. O local é apenas acessível por mar, razão pela qual o apoio do Clube Naval foi imprescindível. Aproveitamos para agradecer desde já.
Tanto a professora como os alunos foram surpreendidos pela quantidade de fósseis encontrados no local, assim como pelo tamanho de alguns espécimes. Esta visita foi bastante produtiva, pois os alunos tiveram oportunidade de observar in loco, o que os restantes alunos da RAA vêem apenas por manuais escolares, tendo em conta que a ilha de Santa Maria é a única do arquipélago onde se podem encontrar fósseis.
No final da visita ainda sobrou tempo para um refrescante mergulho no mar.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Agricultura Biológica na Escola Básica Integrada do Capelo

A 4 de Maio a Ecoteca continuou os trabalhos na Escola do Capelo conforme prometido. Em sequência duma oficina de Plantas Medicinais e Aromáticas com os meninos, onde introduzimos com chás, infusões e dos efeitos medicinais de algumas plantas, nomeadamente da Salva, Erva-Cidreira, Alecrim, Erva-Princípe, Funcho, Macela ou Camomila, Lavanda ou Alfazema, entre outras, iniciámos um processo de ensino sobre a Agricultura Biológica.
Abaixo podemos ver a pequena hortinha que a escola dispõe. Nós, junto com as sras., professoras e os meninos, estivemos a limpar as ervas daninhas, a dispôr o plantio de alfaces, de couves e tomates em canteiros e a colocar as plantinhas protectoras que levámos, gentilmente cedidas pelo Jardim Botânico do Faial.

A saber:
«A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.»
Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999

Qualquer escola que tenha disponível um pouco de terra para cultivar e que queira dar início à Agricultura Biológica, por favor contacte-nos. Há muitas escolas que não dispõem de espaço, para estas, reservámos apenas um canteiro de Plantas Aromáticas e/ou Medicinais.




segunda-feira, 14 de maio de 2007

Oficina de Plantas Medicinais com os meninos do Capelo

No passado dia 27 de Abril e a 3 de Maio, a Ecoteca do Faial deslocou-se á Escola Básica Integrada do Capelo e ao Jardim de Infância do Capelo, respectivamente, onde desenvolveu oficinas de Plantas Aromáticas e/ou Medicinais.
Para introduzir falámos de chás e infusões. Os chás que os meninos tomam em casa e para que mal-estar servem. Depois apresentámos e identificámos com a ajuda da plateia, algumas plantas para esse fim. Plantas estas que a maioria desconhecia, já que a maior parte das pessoas quando quer tomar um chá ou uma infusão, recorre normalmente a chás previamente embalados e não da própria planta fresca.
Depois, e também com a curiosidade das Sras. Professoras a crescer, explicámos que muitas destas plantas têm fins não apenas medicinais (infusões, tinturas e preparados - para as dores de cabeça, de barriga, calmantes, etc), como também possuem propriedades aromatizantes na alimentação, como é o caso dos tomilhos, dos oregãos e muitas outras mais.
Por fim, introduzimos outro aspecto muito interessante sobre as plantas medicinais e/ou aromáticas: os benefícios destas plantas na Agricultura Biológica.
O Jardim de Infância não possui um espaço para a Agricultura Biológica por isso ficou apenas com um lindo canteiro de aromáticas, mas a Escola Básica aplicou as suas novas plantinhas junto às Hortícolas.
Veremos num próximo post!


meninos do Jardim de Infância
aspecto da sala em formação

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Agricultura Biológica II

















































































































No dia 10 de Maio, a Ecoteca de Santa Maria foi visitada por um grupo de crianças do 1º ciclo. As crianças procederam ao plantio do tomateiro, dando seguimento à sementeira que foi realizada no mês de Março. Os participantes da actividade colocaram em prática conhecimentos adquiridos nesta aprendizagem, nomeadamente práticas para afastar insectos, lesmas e caracóis das culturas colocando cinzas e cascas de ovo em volta dos canteiros. Deste modo evitamos a utilização de pesticidas. Tomaram conhecimento que se colocarem uma telha no meio do canteiro esta abriga as lesmas e os caracóis, que devem ser removidos de manhã.
Paralelamente a esta actividade as crianças participaram num jogo sobre práticas adequadas e desadequadas na Agricultura Biológica.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

A Horta Biológica continua!


A Escola EB1/JI Sol Nascente, da Freguesia de Santa Bárbara, visitou no dia 7 de Maio a Ecoteca de Santa Maria, a fim de aprender sobre agricultura biológica, assim como participar nas actividades da horta.
Os alunos, desde o ensino pré-escolar até ao 4.º ano, deram seguimento à actividade iniciada em Março, altura em que se fizeram sementeiras de couve tronchuda, repolho e tomateiros.
Os alunos criaram canteiros para parte do plantio de couve e repolho. Todos, incluindo os professores e auxiliares de acção educativa, levaram para casa plantio, para os manter biologicamente.
Paralelamente, as técnicas da Ecoteca dinamizaram um jogo onde as crianças puderam exercitar os conhecimentos adquiridos sobre prácticas adequadas na agricultura biológica.
Agradecemos aos docentes da EB1/JI Sol Nascente a disponibilização das fotografias aqui apresentadas.
Quanto ao plantio dos tomateiros, brevemente novo post!




































quarta-feira, 2 de maio de 2007

Dia Mundial da Terra - Atelier de Plantas Medicinais

No passado dia 22 festejou-se o Dia Mundial da Terra. A Ecoteca do Faial trouxe ao público um atelier de Plantas Medicinais e Aromáticas orientado pela formadora Fernanda Botelho.


Aspecto da sala

Foto dia 21

Foto dia 22

Foto dia 23/24

O atelier decorreu no dia 21 com um grupo, no dia 22 com outro grupo, e repartido pelos dias 23 e 24 pós laboral para outro grupo. Participaram 51 pessoas.