quinta-feira, 29 de março de 2007

Os animais e o clima

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, a Ecoteca de Santa Maria criou um jogo interactivo e levou-o a todas as crianças dos Jardins-de-Infância da ilha. Após uma abordagem sucinta sobre o conceito de clima, as crianças tiveram de associar animais a cartazes representativos de climas distintos. Esta estratégia visava incutir nas crianças noções muito básicas de clima e implicações da sua modificação na vida dos animais, tentando sensibilizá-las de uma forma elementar para a problemática das alterações climáticas.












quarta-feira, 28 de março de 2007

O Gnomo da Floresta e a Flor Mágica na tua Escola

A Ecoteca levou a cabo nos dias 22, 23 e 28 de Março a dramatização do texto “O Gnomo da Floresta e a Flor Mágica na tua Escola” que foi representado no Jardim-de-Infância da Mãe de Deus, na Escola B1/JI de Vila do Porto e na Escola B1/JI de São Pedro, respectivamente.
Uma vez que esta iniciativa decorreu inserida nas comemorações do Dia da Árvore, procurou-se incutir ou relembrar nas crianças a importância das árvores. De salientar que, ao longo da dramatização, as crianças tiveram a oportunidade de assumir um papel activo, possibilitando assim um feedback deveras enriquecedor. No final ainda houve lugar para esclarecer algumas dúvidas e satisfazer curiosidades das crianças das diferentes faixas etárias.







terça-feira, 27 de março de 2007

Actividades Ecoteca Ponta Delgada

Nos dias 21 e 22 de Março realizaram-se na Ecoteca de Ponta Delgada actividades no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Água. As actividades incluíram a realização do Atelier “Pintar as árvores nossas amigas” e a exploração didáctica da história “Floresta d´Água”, em que as crianças participantes tiveram um papel activo através da voz, de coreografias e da dramatização.
No dia 22 de Março, pelas 10:15H, decorreu uma sessão de sensibilização/informação na Escola Secundária Antero de Quental, com a colaboração da Eng. Selma Cordeiro dos SMAS de Ponta Delgada, onde foram abordados conteúdos relacionados com a importância, o circuito e a poupança da água.



Dinamização da história “Floresta d’Água”.
Atelier “Pintar as árvores nossas amigas”.
Participantes: Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Oliveira
21 e 22 de Março


Participantes: Instituto de Apoio à Criança
26 de Março

Participantes: Lar Mãe de Deus
27 de Março





Sessão de sensibilização/informação sobre a importância e a poupança de água

Parceria: SMAS de PDL.
Exposição de materiais realizados pelos alunos.
Distribuição do folheto integrado no Melhor Trabalho “Aprender a viver com H2O” do I Concurso Escolar “Jovens pela Água”.
Participantes: Alunos do 8º ano da ES Antero de Quental
22 de Março


Comemoração da Semana da Eco-Escola na EBI/JI de Matriz - Cerimónia de Entrega do Galardão Eco-Escola 2005/2006.
Exposição de diversos materiais elaborados pelos alunos a partir de materiais reutilizáveis.
Participantes: Comunidade escolar da EB1/JI de Matriz PDL; Câmara Municipal de PDL; Junta de Freguesia; Associação de Pais e EBI Roberto Ivens
21 de Março


Comemoração da Semana da Eco-Escola na EBI/JI de Matriz - Sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a temática das Alterações Climáticas.
Debate e analise dos conteúdos explorados.
Participantes: Comunidade escolar da EB1/JI de Matriz PDL
20 de Março

Foto Paper da Descoberta - Santa Maria

A Ecoteca de Santa Maria concebeu e dinamizou, para as turmas do 5.º ano de escolaridade da ilha, um foto paper. Integrado nas comemorações do Dia da Árvore, realizou-se de 19 a 23 de Março. O percurso propunha a descoberta da Reserva Florestal de Recreio de Valverde e as plantas e animais lá existentes. Os alunos tiveram que cumprir uma lista de tarefas, nomeadamente fotografar uma planta endémica, identificar e fotografar um espique, uma planta com folha lanceolada, uma planta xerófila, marcas de vandalismo no parque, etc. Pretendia-se com a actividade complementar de uma forma lúdica os conhecimentos adquiridos teoricamente na sala de aulas, assim como levar à reflexão das condutas adequadas num espaço verde: cidadania. Agradecemos ao Serviço Florestal de Santa Maria e aos Professores de Estudo Acompanhado que colaboraram no desenvolvimento da actividade.
Se tiver curiosidade em ver o itinerário entregue aos alunos, contacte-nos para ecoteca.santamaria@azores.gov.pt.










quinta-feira, 22 de março de 2007

Ainda o Dia Mundial da Floresta...

Na tarde do dia 21, a Ecoteca levou os jovens do Projecto Veredas à SIC (Sítio de Importância Comunitária) do Varadouro para participarem numa acção de irradicação de espécies invasoras, neste caso - o Chorão. Trepadeira invasora que se vê na fotografia nas mãos do Engº João Melo, director do Jardim Botânico.
Esta actividade, coordenada pelo Jardim Botânico do Faial e com a colaboração dos Serviços de Ambiente, contou também com a presença e preciosa ajuda das Sras. Professoras e alunos da Escola Primária do Capelo, com o senhor Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos e com o Presidente da Junta de Freguesia do Capelo, Luís Paulo Garcia. Os pequeninos plantaram árvores e também aprenderam o que eram invasoras e até ajudaram a retirá-las. Foi, claro, uma festa!

Dia Mundial da Floresta

No dia 21 de Março a Escola Secundária Manuel Arriaga da Horta festejou o Dia Mundial da Floresta. Os alunos criaram uma folhagem com frases alusivas ao ambiente que penduraram nesta árvore que vemos na imagem à esquerda. Também elaboraram o painel atrás com eco-conselhos.

Depois, com a colaboração da Ecoteca, plantou-se na escola, 2 Folhados cedidos pelo Jardim Botânico do Faial.
O Folhado (Viburnum Subcordatum) é uma planta endémica dos Açores e dá umas flores lindíssimas entre Abril e Junho. É um arbusto ou pequena árvore de folha persistente e característica da floresta Laurissilva. Aparece normalmente acima dos 400 metros.
A escola ficou mais bonita com os Folhados que foram plantados pelo Sr. João, o jardineiro da escola.

Ainda um pouco mais tarde nesta manhã do dia 21, o 8ºD entrou num concurso de crónicas promovido pela Ecoteca. Os alunos fizeram pesquisa na biblioteca da escola sobre o tema «Floresta». As 3 crónicas escolhidas por nós, serão publicadas no jornal Tribuna das Ilhas na próxima semana. Portanto: Estejam atentos ao semanário da próxima semana! As crónicas prometem...!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Fábrica da Baleia

A antiga fábrica da baleia em Porto Pim, foi visitada pelo 8ºE com os professores Valeriano Correia e Maria Leite na sexta feira passada, dia 9 de Março.
Fechada desde 1974, serve agora de museu ao que foi uma das actividades principais do povo da freguesia das Angústias - a transformação da matéria-prima (baleia) em óleos e farinhas.
Connosco esteve o Sr. Manuel, mais conhecido por «Patrão Manuel» a fazer-nos a visita à fábrica.
A fábrica, «Imóvel de Interesse Público» foi construída em 1911. No mesmo lado da Baía do Porto Pim, mais a Oeste, encontra-se a ruína de uma outra fábrica de baleia com respectiva rampa de varagem, conhecida por "Fábrica Velha". Foi construída em 1896 pela família Dabney e deixou de laborar quando a mais recente entrou em funcionamento.

sábado, 17 de março de 2007

Agricultura Biológica em Santa Maria

A Ecoteca de Santa Maria dinamizou nos dias 15 e 16 de Março atelier's de Agricultura Biológica. Tendo a sorte de dispôr de um quintal, a Ecoteca montou uma estufa e pretende manter durante o ano uma horta biológica com a preciosa ajuda dos voluntários alunos do 1.º e 2.º ciclos. Nos primeiros atelier's fizeram-se sementeiras de couve tronchuda, repolho e tomate.